13/12/2018 Frente em Defesa dos Animais faz balanço de ações na Câmara

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Natal se reuniu nesta manhã (13) para apresentar um balanço das ações realizadas ao longo dos últimos anos.

Segundo os dados apresentados pelos representantes das ONGs que integram a Frente, foram quase 4 mil atendimentos veterinários gratuitos para a população de baixa renda desde 2016, com a esterelização de 752 felinos e caninos entre 2017 e 2018, além de 560 atendimentos no vetmovel (unidade móvel de atendimento veterinário) com aplicação de mais de 940 doses de vacina antirrábica, 102 testes de leishmaniose e 90 animais doados.

A secretária da ONG Amor Toda Vida, Úrsula Tatiana, disse que viu as ações em defesa da causa animal ser ampliado,  graças ao trabalho da Frente e que a intenção é expandi-la na Assembleia Legislativa do Estado. "Conseguimos estender nossas ações e a expectativa é ampliar o trabalho, seja na elaboração de leis, aumentando número de campanhas, mobilizações em defesa dos direitos dos animais", disse.

Ela relembrou as mobilizações em defesa dos animais, campanhas de arrecadação de ração, assim como audiências públicas para debater a temática, bem como a destinação de emendas parlamentares e projetos de lei do mandato do vereador Sandro Pimentel (PSOL), coordenador da Frente, destinadas à causa animal. Sandro planeja repetir o trabalho na Assembleia Legislativa, já que a partir de 2019 cumprirá mandado de deputado naquela Casa Legislativa. "Através da Frente conseguimos realizar audiências e reuniões, além de várias iniciativas como o castramóvel e o vetmóvel. Os animais ganharam muito com isso e espero que a nossa saída para a Assembleia Legislativa não interrompa esse trabalho na Câmara porque lá eu assumirei essa causa em nível de estado", declara Pimentel.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso