13/12/2018 Título Amigo do Idoso é concedido em solenidade na Câmara de Natal

Nesta quarta-feira (12) foi feita a entrega do Título Amigo do Idoso, destinado às personalidades, instituições nacionais e locais, assim como, idosos e idosas que se destacam em prol dos direitos das Pessoas Idosas. Proposta pela vereadora Eleika Bezerra (PSL), a sessão solene aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Natal e contou com a participação de autoridades, além de familiares e amigos dos homenageados.

Ao fazer uso da palavra, Eleika Bezerra apontou algumas falhas das políticas públicas em relação aos idosos. "A situação das Instituições de Longa Permanência pra Idosos (ILPIs) é problemática. Em Natal, não existe uma sequer que seja pública e mantida exclusivamente pela esfera estadual ou municipal. As casas que temos em nossa cidade são todas privadas e/ou filantrópicas, mantidas por instituições religiosas e com ajuda de custo da Prefeitura e/ou Governo. No entanto, estes repasses financeiros governamentais são irregulares e defasados", frisou.

"Envelhecer com qualidade e dignidade é o nosso desafio e, por isso, é necessário acender esse debate. O momento é, portanto, de continuar arregaçando as mangas e lutando para que nós, idosos, sejamos respeitados em qualquer circunstância. Queremos que os nossos direitos, a maioria já garantidos por lei, sejam cumpridos", acrescentou a parlamentar.

De acordo com as projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população idosa (acima de 60 anos) deve dobrar no Brasil até o ano de 2042, na comparação com os números de 2017. Os levantamentos apontam que o país tinha 28 milhões de idosos no ano passado, ou 13,5% do total da população, e que nos próximos dez anos, chegará a 38,5 milhões (17,4% do total de habitantes). Em 2042, a estimativa do IBGE é de que a população brasileira atinja 232,5 milhões de habitantes, sendo 57 milhões de idosos (24,5%).

Loyse Andrade, responsável pelo Espaço Solidário, falou sobre a necessidade de investir nas políticas de saúde, na assistência social e na mobilidade para assegurar a qualidade de vida para essa parcela da população cada vez mais significativa no Brasil. "Por isso são tão importantes celebrações assim, porque visam promover a valorização dos mais velhos, incentivar que mais indivíduos se engajem e garantir políticas para que as pessoas vivam com qualidade".

Presente na solenidade, a Irmã Rita de Cássia Cerqueira, diretora administrativa do Instituto Juvino Barreto, celebrou a iniciativa da Câmara Municipal. "Esse momento é um marco não só para nós, mas também para a população idosa de Natal e do nosso Estado, pois estamos prestando uma justa homenagem àqueles que deixou sua marca na história do Rio Grande do Norte ao defender as pessoas de maior idade, principalmente as mais fragilizadas”, exaltou.

José Carlos Vasconcelos, tesoureiro do Lar do Ancião Evangélico (LAE), disse que a homenagem chega para reverenciar quem cuida daqueles que tanto contribuíram para a nossa sociedade. "As pessoas da terceira idade ainda têm muitos direitos que são relegados. Na sociedade, de um modo geral, o desrespeito é imenso. Portanto, hoje é dia de lembrar das conquistas e convocar todos os agentes sociais empenhados na causa a continuarem lutando para que esses direitos sejam efetivados”, destacou Vasconcelos.

As arquitetas Mara Lorena, Larissa Magalhães e Juliana Maia do escritório Renove assinaram o projeto de reforma do Instituto Juvino Barreto através da Mostra Elos de arquitetura e decoração que transformou o abrigo de idosos.

"Tínhamos o desejo de utilizar a arquitetura como instrumento de transformação social e a partir disso fomos buscar alternativas de colocar esta ideia em prática. A gente queria deixar uma contribuição permanente para a comunidade. Então, visitamos diversas instituições e encontramos no Juvino Barreto uma administração aberta, dinâmica e interessada em trabalhar conosco. O prédio estava com a estrutura precária, com quase 50% interditada ou notificada pelos órgãos reguladores. Diante desse cenário, escolhemos aplicar lá o nosso trabalho e deu super certo. Em 50 dias reformamos 2 mil metros quadrados", contou Mara Lorena.

Por sua vez, José Garcia, empresário do ramo financeiro, que há três anos colabora com as atividades do Lar do Ancião Evangélico, agradeceu a honraria concedida pelo Legislativo natalense. "É uma grande satisfação e honra ter a oportunidade de receber uma homenagem nesta Casa que representa o povo de Natal. Oportunidade da qual faço uso para expressar os mais vivos agradecimentos pelo carinho e consideração que ora recebo".

Fotos: Verônica Macedo