12/12/2018 Dia do Engenheiro é celebrado com sessão solene na Câmara de Natal

Nesta terça-feira (11), Dia do Engenheiro, a Câmara Municipal de Natal comemorou a data, em sessão solene, de autoria do vereador Sueldo Medeiros (PHS). A solenidade também marcou o início das comemorações pelos 50 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN). A solenidade especial rendeu homenagens aos profissionais da área com atuação em razão do Dia do Engenheiro, e entrega do título de cidadão natalense ao Engenheiro Arnaldo Neto Gaspar.

O vereador Sueldo Medeiros destacou a importância em prestigiar os profissionais que buscam aliar as melhores condições de segurança, sendo requisitados em todas as áreas. Para o autor da proposição, os profissionais homenageados contribuíram para fortalecimento do Conselho e da profissão e para o desenvolvimento da cidade. “É uma satisfação homenagear profissionais da minha área, é meu compromisso de honrar e zelar pela categoria e pelos profissionais. Cada vez mais vamos envolver e estreitar o relacionamento dos engenheiros com as pautas legislativas. Hoje, estamos homenageando não só os engenheiros pelo seu dia, mas também o CREA/RN, que completa 50 anos, a Câmara abre as comemorações que vão ser estendidas pelo ano de 2019”, destacou o propositor Sueldo Medeiros.

Com a missão de verificar, orientar e fiscalizar os exercícios profissionais e de promover a valorização profissional e garantir a excelência dos exercícios das atividades profissionais, o CREA/RN completa, em 2019, 50 anos - com mais de 14 mil profissionais credenciados. A presidente do CREA/RN, Ana Adalgisa Dias Paulino, destacou a ampla abrangência de modalidades que a entidade atende. “É um dia muito especial para os engenheiros e para todos que compõem o CREA, primeiro porque nossa categoria recebe a homenagem, e também por está à frente da nossa instituição, que hoje inicia as comemorações alusivas aos 50 anos”, disse.

O presidente da Câmara Municipal vereador Raniere Barbosa (Avante) destacou a importância dos engenheiros e da construção civil para a economia e o desenvolvimento social e que a solenidade em homenagem ao Dia do Engenheiro já entrou no calendário da Casa Legislativa. “Trata de uma atividade importante para a economia, quando se fragiliza a economia, a construção civil é um dos primeiros setores atingido. A Câmara também presta homenagem ao CREA, que tem uma grande responsabilidade em capacitar, qualificar e fiscalizar os seus profissionais. Hoje a Câmara faz justa homenagem aos construtores da nossa cidade”.

Os homenageados durante a solenidade foram: ex-presidentes do CREA-RN Lúcio de Medeiros Dantas Júnior, Mário Varela Amorim, Ângelo da Costa Neto, Zélia Maria Juvenal dos Santos, Elequicina Maria dos Santos, Modesto Ferreira dos Santos Filho, Adilson Gomes de Araújo e Francisco Adalberto Pessoa de Carvalho integram a lista, além da atual presidente Ana Adalgisa Dias Paulino. Os reitores da UFRN (gestões atual e futura), da Ufersa, do IFRN e da UnP, respectivamente, professores Ângela de Paiva Cruz, José Daniel Diniz Melo, José Arimateia de Matos, Wyllys Abel Farkatt Tabosa e Gedson Bezerra Nunes, também serão homenageados. Também foram agraciados os engenheiros Arnaldo Gaspar, José Simplício de Holanda, Edgard Ramalho Dantas, Enock Simão de Morais, Luciana Azevedo Silva, Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto, Francisco Xavier Siqueira, Kléber de Carvalho Bezerra e Edilson Medeiros da Fonseca.

“A Câmara Municipal faz uma justa homenagem aos profissionais desse segmento que é importante para a geração de emprego. O engenheiro é um profissional que deve ser valorizado pela importância do seu trabalho em vários setores”, destacou o vereador Paulinho Freire (PSDB).

CIDADÃO NATALENSE

Durante a solenidade o engenheiro Arnaldo Neto Gaspar recebeu o título de cidadão natalense. Natural da cidade de Beira-Mar Paulo, do  Estado de Pernambuco e com 58 anos de atuação na engenharia civil, o engenheiro foi agraciado com o título de cidadão natalense. A autoria da proposição foi do vereador Felipe Alves (MDB) através de Decreto Legislativo 1366/17 aprovado na Câmara.

“Estamos reconhecendo os serviços prestados pelo engenheiro Arnaldo Neto Gaspar, pela sua história na construção civil, responsável por obras importantes como o Pórtico dos Reis Magos, Ginásio Nélio Dias e a estatua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, além de obras fora do território potiguar. Arnaldo é um exemplo de empreendedor, seu trabalho é exemplo para os novos engenheiros, por isso, é merecedor da homenagem”, enfatizou o vereador Felipe Alves.

Por sua vez, o agraciado com o título de cidadão natalense, agradeceu as homenagens durante a solenidade. “Estou muito feliz, pois, exerço a profissão há 58 anos e não esperava essas duas homenagens da Casa Legislativa”, falou Arnaldo Neto Gaspar.

Na ocasião, o presidente Raniere Barbosa, entregou a Arnaldo Neto Gaspar a comenda celebrativa dos 70 anos de instalação da Câmara Municipal de Natal após o Estado Novo.

A sessão solene encerrou o calendário 2018 da Frente Parlamentar de Engenharia, Arquitetura, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, presidida pelo vereador Sueldo Medeiros.

Texto: Ana Paula Silva

Fotos: Verônica