06/12/2018 Moradores do Mar Del Plata expõem problemas da comunidade na Câmara Municipal

A Frente Parlamentar em Defesa da Gestão Pública da Câmara Municipal de Natal realizou na manhã desta quinta-feira (6) uma audiência pública que discutiu os problemas do loteamento Mar Del Plata, localizado no bairro Potengi, zona Norte da capital. O propositor da audiência e coordenador da Frente, vereador Dinarte Torres (PMB), debateu com moradores, estudantes de Gestão Pública e representantes das secretarias municipais de Saúde (SMS), Habitação (Seharpe), Meio Ambiente (Semurb) e Obras (Semovi) o que pode ser feito para resolver ou amenizar os problemas.

Durante a audiência os moradores relataram sobre obras paralisadas no loteamento que tem, segundo estimam, mais de duas mil familias residentes, além das deficiências no atendimento médico local. "O loteamento é dividido em três etapas e temos uma obra de pavimentação com recursos do Governo Federal na segunda etapa que deixou de fora uma das ruas. Já o governo municipal contemplou a segunda etapa e a terceira, mas não incluiu essa rua", destacou o presidente da Associação dos moradores, Jota Filho.

Já o presidente do Conselho Comunitário do Mar Del Plata, Edivando Fernandes, ressaltou que a comunidade não tem creche e nem unidade de saúde e que a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) está paralisada. Para ele, a região tem atrativos, inclusive turísticos. "Temos uma área ambiental que poderia ser melhor preservada e explorada para lazer como se faz no Parque da Dunas, inclusive com trilhas. É uma área ambiental imensa que poderia ser utilizada de forma sustentável", sugere.

Sobre as obras de calçamento paralisadas, o representante da Secretaria de Obras, Rafael Gurgel, disse que faltam cerca de dez ruas para concluir o serviço, mas devido a questionamentos ambientais do Ministério Público precisou parar para que fossem realizados estudos. Já sobre o atendimento médico, a secretária adjunta da SMS, Genilse Maciel, explicou que não há previsão de quando a UBS será concluída. "Enquanto serviço publico precisamos inserir as comunidades desassistidas nas unidades mais próximas, nesse caso, em Pajuçara. Com certeza a unidade da comunidade será entregue mas não tem como prever a data agora. Estamos nos organizando para isso", afirmou.

Para o vereador Dinarte Torres, a audiência cumpriu com seu objetivo de evidenciar a comunidade do Mar Del Plata, chamando a atenção para os problemas que os próprios moradores estão reclamando e ouvindo o que a gestão pública poderá fazer. "É a primeira audiência que esta Casa realiza para discutir os problemas daquela comunidade. Destinamos emendas para a conclusão de obras e serviços no Mar Del Plata a partir do diálogo com os moradores e vamos lutar aqui para que essas emendas saiam do papel", declarou o parlamentar.