28/11/2018 Comissão homenageia paratletas e parceiros do II Jogos Paradesportivos do Natal

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida homenageou os paratletas, parceiros e colaboradores do II Jogos Paradesportivos do Natal. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (27) durante a última reunião do ano da Comissão.

"Essa reunião veio coroar todo o trabalho desenvolvido em 2018 e evidenciar os verdadeiros protagonistas que são os atletas, colaboradores, patrocinadores que fizeram com que os jogos paradespotivos acontecessem aqui em Natal", disse a vereadora Júlia Arruda (PDT), presidente da Comissão e autora do Projeto que criou os  Jogos Paradesportivos.

A vereadora Carla Dickson (PROS) destacou que os jogos são importantes para a inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no esporte. "Nada mais justo do que homenagear todos aqueles vencedores que se dedicam, que enfrentam dificuldades, ultrapassam barreiras para mostrar para a sociedade que eles podem e que são tão cidadãos como nós", comentou Carla.

De acordo com o vereador Robson Carvalho (PMB), cerca de 27% da população do Rio Grande do Norte tem algum tipo de deficiência. "O índice do estado é maior que o índice nacional que é de 24.3%, portanto precisamos cada vez mais apoiar esse tipo de evento que é os jogos paradesportivos, proporcionando a inclusão através do esporte e quebrando paradigmas" , afirmou o parlamentar.

Os Jogos Paradesportivos, realizado pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), faz parte do calendário esportivo desde 2017 e a edição de 2018 contou com sete modalidades: Bocha Paralímpica, Halterofilismo, Futebol para Amputados, Goalball, Tênis de Mesa, Tênis de Quadra e Corrida Infantil. "Pelo segundo ano a Prefeitura do Natal realiza os Jogos Paradesportivos que é um evento desafiador e emocionante porque é através dos jogos que presenciamos momentos de superação desses atletas", disse Jódia Ferreira,  diretora de eventos da SEL.

O atleta e presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (COMUD), Eduardo Gomes, enalteceu o trabalho desenvolvido na Comissão  Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida que proporcionou visibilidade aos paratletas do estado. "Tudo começou através dessa Comissão, do engajamento da vereadora Júlia Arruda, que por meio do Projeto de Lei criou os Jogos Paradesportivos, tornando os atletas protagonistas desse evento, desse sonho", destacou Eduardo, atleta de basquete em cadeira  de rodas.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso