20/11/2018 Babalorixá José Clementino recebe Título de Cidadão Natalense

Por proposição do vereador Ubaldo Fernandes (PTC), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene, nesta segunda-feira (19), para conceder o Título de Cidadão Natalense ao sacerdote da umbanda José Clementino, mantenedor da Cabana Umbandista Pai Joaquim de Angola, pelos seus relevantes serviços prestados à sociedade. Estiveram presentes ao ato solene líderes de religiões de matriz africana, autoridades civis, familiares e amigos do homenageado.

"Uma vida dedicada à família, amigos, ao desenvolvimento espiritual, ao trabalho comunitário e a praticar o bem. A vida de José Clementino é um livro de belas histórias, que se entrelaçam com a nossa cidade, especialmente no bairro das Rocas, onde reside desde os 16 anos de idade. Foi presidente durante muito tempo da Federação Espírita de Umbanda do RN. Personalidade respeitada em todo Brasil", destacou o vereador Ubaldo Fernandes.

Na sequência, Pai Ogã Marcelo, do Candomblé, falou sobre a importância de um representante da cultura africana ser homenageado pelo Legislativo natalense. "Essa iniciativa promove a igualdade de direitos e concretiza a cidadania, ou seja, reconhece todas as pessoas por suas virtudes. E nada mais justo que reverenciar alguém que só promove paz, amor e esperança".

De acordo com o historiador Antônio Holanda, trata-se de preservar as tradições, idiomas, conhecimentos e valores dos primeiros negros africanos trazidos para o Brasil. "As religiões de matriz africana foram incorporadas à cultura brasileira e se tornaram uma importante característica da identidade nacional. Entretanto, o racismo ainda tenta impedir o culto à ancestralidade negra tornando seus adeptos vítimas recorrentes do preconceito e da intolerância", explicou.

Phelipe Clementino, neto do homenageado, disse que a família está em festa com o reconhecimento da Câmara Municipal de Natal à trajetória de José Clementino. "São mais de seis décadas de extrema dedicação ao trabalho, às pessoas, à comunidade. Ele sempre ajuda quem precisa de uma palavra de conforto, amparo espiritual, uma mão amiga. É gratificante ver a consagração da história dele. Muito merecido!".

Em seu discurso, José Clementino (85 anos), que nasceu na cidade de Goianinha (RN), agradeceu a distinção e recordou o passado de perseguições religiosas. "Um momento como esse fica ainda mais relevante quando lembro da luta que enfrentamos para termos o direito de expressar nossa fé religiosa. O gesto deste parlamento que representa o povo natalense reforça essa luta. Estou feliz e honrado com o carinho de todos", concluiu emocionado.

Fotos: Verônica Macedo