14/11/2018 30 anos do SINDLIMP são celebrados com solenidade na Câmara

Uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal, proposta pelo vereador Fernando Lula Lucena (PT), homenageou nesta terça-feira (13) os 30 anos de história do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza (SINDLIMP-RN). O ato solene foi prestigiado por parlamentares, vários secretários municipais e representantes de entidades da sociedade civil. Na ocasião, personalidades que ajudaram a construir a instituição foram agraciadas com diploma meritório por seus relevantes serviços.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Fernando Lucena falou da importância dos garis, auxiliares de serviços gerais e catadores de lixo, exaltando o trabalho diário de todos na manutenção da limpeza da cidade. "São três décadas de esperança, lutas, suor, lágrimas e vitórias. É dia de celebrar a trajetória de um sindicato respeitado e combativo, que possui forte inserção na população. Representamos uma categoria humilde, importante e organizada, produtora de saúde. Estamos juntos todos os dias para melhorar a vida desses trabalhadores", defendeu Lucena, que é fundador e presidente do SINDLIMP.

O parlamentar fez duras críticas às reformas trabalhista e previdenciária, que, segundo ele, muitos prejuízos trarão aos trabalhadores. "Agora os capitalistas estão com essa conversinha fiada de chamar os trabalhadores de colaboradores. Ora, os trabalhadores são os geradores da riqueza da nação, tudo passa pelas mãos e mentes dos operários, que são os verdadeiros donos da produção. Dito isso, os inimigos do povo estão enganados se pensam que vamos aceitar o processo de precarização das relações de trabalho e destruição das aposentadorias. Vamos resistir até o fim!".

Wilson Duarte, vice-presidente do SINDLIMP, falou que o sindicato está presente em todas as lutas progressistas, inclusive apoiando causas de outros grupos sociais. "Lutamos por qualidade de vida não só para trabalhadoras e trabalhadores, mas também para seus dependentes. Por exemplo, desenvolvemos, ao longo dos anos, vários projetos sociais, destaque para a construção de três conjuntos habitacionais. Um marco relevante foi o ano de 1992, quando a nossa entidade construiu mais casas populares que a Prefeitura de Natal, tudo com recursos próprios. Ou seja, estamos na vanguarda dos movimentos sociais e sindicais", pontuou.

Em seu discurso, o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa, disse que muitas vezes a atividade dos garis é pouco valorizada na sociedade. "Mas essa homenagem da Câmara Municipal de Natal, através do vereador Fernando Lucena, chega para fazer justiça a esse setor tão relevante para o bem estar da comunidade".

Na sequência, o vereador Paulinho Freire enalteceu o trabalho dos profissionais empenhados na limpeza pública. "Trata-se de uma categoria essencial para a saúde da população, haja vista que quando existe coleta regular do lixo a proliferação de doenças é evitada", frisou. "Conheço a bela trajetória desse sindicato, inclusive pude contribuir com minha atuação parlamentar para a continuidade da Urbana, fato que foi fundamental para as conquistas que estão sendo narradas neste plenário", recordou.

De acordo com o presidente da Urbana, Cláudio Porpino, o SINDLIMP constitui um instrumento da luta democrática na capital potiguar. "Temos um convívio produtivo com o sindicato, concordando e discordando, mas sempre dialogando. Talvez eu tenha sido o primeiro presidente da Urbana a participar de uma assembleia junto com os trabalhadores. Ou seja, essa luta é muito importante; os trabalhadores estão muito bem representados pelo SINDLIMP".

Fotos: Verônica Macedo