14/11/2018 Vereadores de Natal aprovam mudança de horário das sessões

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Natal vão mudar de horário a partir da próxima semana. Os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (13), o Projeto de Resolução 026/2018 que altera o horário das sessões que voltarão a ser realizadas no turno vespertino. Durante as eleições os parlamentares optaram pelo horário da manhã para realizarem as ordinárias, a tarde e noite aconteciam as audiências públicas, comissões e solenidades.

"A dinâmica da Casa fica melhor com as sessões sendo realizadas a tarde. Fizemos uma experiência ao trocar para o turno da manhã, porém os trabalhos não renderam como esperado porque o funcionalismo público, as secretarias, funcionam pela manhã, complicando o trabalho do vereador que muitas vezes precisa marcar uma reunião com os secretários e diversas vezes ficam impossibilitados devido à sessão", explicou o vereador Luiz Almir (AVANTE)

Durante a sessão os parlamentares aprovaram o Projeto 137/2014, de autoria do vereador Sandro Pimentel (PSOL), que estabelece a possibilidade de dispensa remunerada do trabalho aos pais e mães para fins de participação em reuniões escolares dos seus filhos.

"Eu fique muito feliz com a aprovação desse Projeto porque garante que os pais tenham condições de acompanhar as reuniões dos seus filhos. Às vezes as reuniões são feitas em horário de expediente tirando o direito dos pais de participarem da educação dos filhos", afirmou o vereador Sandro Pimentel.

Na sessão também foram apreciados vetos do executivo Municipal. Os vereadores derrubaram o veto integral ao Projeto de Lei 116/2017, de autoria do vereador Dickson Nasser Júnior (PSDB) que dispõe sobre a criação de normas para uso da carteira municipal de doador de sangue. Outro veto derrubado foi ao Projeto 230/2017, da vereadora Carla Dickson (PROS), que institui a Lei de Descarte o Descartável nos órgãos públicos municipais.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso