18/09/2018 Câmara homenageia personalidades e entidades empenhadas no voluntariado

Para homenagear as pessoas que prestam serviços voluntariamente a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene, nesta segunda-feira (17), na qual ressaltou a importância do voluntariado para a sociedade. De iniciativa da vereadora Carla Dickson (PROS), a solenidade destacou a atuação de instituições e personalidades no sentido de contribuir com avanços na qualidade de vida da capital potiguar.

A vereadora Carla Dickson disse que na definição da Organização das Nações Unidas, voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos.

"Cerca de 35 milhões de brasileiros com mais de 16 anos faz ou já fez algum trabalho voluntário, ou seja, um em cada quatro brasileiros doam parte do seu tempo livre para construção de um mundo melhor. Portanto, o Brasil é um país solidário e aqui ressalto algumas palavras importantes que saltam em minha mente: altruísmo e amor são valores morais que impulsionam quem tem o bem do outro acima do seu", declarou Carla.

Um dos homenageados da noite, o diretor da Missão Atos 29, Osman Sales, parabenizou o Legislativo natalense por reconhecer os esforços daqueles que pagam para trabalhar e fazem a diferença. "Nossa instituição é cristã, com foco em atividades missionárias e sociais. Começamos a atuar na região do Seridó; em Natal já estamos há três anos. Também estamos empenhados em projetos de enfrentamento ao suicídio, um problema muito presente hoje em dia".

Ex-atleta profissional de Bodyboarding, Aline Daniely, diretora e idealizadora do Projeto Motivar na Vila de Ponta Negra, que utiliza o esporte como fator de desenvolvimento humano, falou que a entidade há seis anos investe em ações na comunidade. "Oferecemos atividades culturais para crianças e adolescentes e cursos para as mulheres em situação de vulnerabilidade social, tendo como objetivo geração de renda e empoderamento feminino", elencou Aline.

Laudecir Ferraz, voluntário do Grupo Chuveiro Solidário, afirmou que tem muita coisa boa acontecendo na cidade, mas que precisam ter visibilidade para atrair mais voluntários. "Nosso foco são os moradores de rua; disponibilizamos higiene pessoal todas as sextas-feiras em diferentes locais. Padronizamos uma carreta com dois boxes, nos quais montamos os chuveiros e os rebocamos para qualquer lugar. Aproximadamente 300 pessoas são atendidas todas as sextas".

Fotos: Verônica Macedo