13/08/2018 Professora Michelle Paulista recebe Título de Cidadã Natalense

"Esse título representa a mais importante homenagem. Concedido às personalidades de destaque que contribuem de forma engrandecedora, não somente para o âmbito no qual convivem, mas de modo abrangente à coletividade", disse o vereador Sandro Pimentel (PSOL), na noite desta segunda-feira (13), durante sessão solene da Câmara Municipal de Natal para entrega do Título de Cidadã Natalense à professora, escritora e pesquisadora Michelle Paulista. A solenidade contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e alunos da agraciada.

Sandro Pimentel, propositor da honraria, falou sobre o currículo da professora, que nasceu em Macau (RN), é graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Estudos da Linguagem pela UFRN, é, ainda, membro do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Riograndenses, colaboradora da Revista Literária Kukukaya e possui diversas publicações na Revista da Academia Norte-Riograndense de Letras. Atualmente, exerce o cargo de diretora da Escola do Legislativo Wilma de Faria.

"Trata-se de uma personalidade que tem uma história de superação incrível. Determinada, muito jovem veio estudar na capital potiguar, passou a morar na residência universitária e enfrentou a saudade da família. Muitos desistem, poucos persistem. Só continua quem tem abnegação e sabe onde quer chegar. Guerreira, tem compromisso com as questões sociais; alguém que luta dia após dia pela causa da educação. Enfim, posso dizer, com orgulho, que tenho uma amiga imbuída de valores humanos inquestionáveis e de total boa-fé", destacou Sandro.

O professor, advogado e poeta Diógenes da Cunha Lima parabenizou o parlamento municipal por indicar o nome da professora Michelle Paulista para a honraria. "Ela é uma macauense que se tornou natalense. Mas ao mesmo tempo ela é Paulista, o que significa que ela pode ser de todos os estados. Ou seja, é uma grande mulher brasileira. E a Câmara vive um dia feliz e também merece ser homenageada pela justiça que fez hoje".

Ao fazer uso da palavra, Michelle Paulista lembrou de agradecer a Deus pelas conquistas. Falou da importância da família, dos desafios enfrentados, do tino literário que demonstrou desde tenra infância, das leituras de todos os bons livros de sua tia. Recordou dos tempos escolares e das pessoas que a ensinaram a forjar seu caráter. Disse que se sentia muito honrada com o título, que deveria ser dividido com familiares, amigos e equipes de trabalho.

"Uma noite que guardarei com carinho na memória para sempre. Quero agradecer a todos os parlamentares por aprovarem a concessão desta distinção, em especial ao meu amigo Sandro Pimentel, autor da proposição. Agora, sou natalense de fato e de direito", comemorou Michelle, que concluiu: "Neste momento de grande emoção, lembro das palavras do poeta Fernando Pessoa: Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo".

Fotos: Maciel Lopes