09/08/2018 Em sessão solene, Câmara de Natal homenageia Movimento Estudantil

Por proposição do vereador Sandro Pimentel (PSOL), a Câmara Municipal de Natal realizou na noite desta quarta-feira, 08, uma sessão solene para entregar a Comenda de Mérito Emmanuel Bezerra dos Santos a jovens de destaque na militância política como líderes estudantis e integrantes de centros acadêmicos. Dentre os condecorados também estavam profissionais que iniciaram carreira nesses grupos.

Ao fazer uso da palavra, Sandro Pimentel enalteceu a força e o trabalho das organizações estudantis. “Me sinto honrado em homenagear o Movimento Estudantil, que tem sua digital gravada em mobilizações históricas como a resistência à ditadura e a luta pela democracia", defendeu.

"Em tempo: os grêmios estudantis são, por excelência, o campo pedagógico de aprendizado das noções de direitos e deveres; base da compreensão e desenvolvimento do conceito de cidadão consciente. Esta solenidade também tem o objetivo de reafirmar o compromisso desta Casa com os ideais democráticos. No momento que muitos querem a ditadura de volta. Porque nunca viram, não tem ideia do que foi a intervenção militar no país. Por isso, viva Emmanuel Bezerra! Viva a democracia!", completou Sandro.

Na sequência, a vereadora Júlia Arruda (PDT) disse que o envolvimento da juventude na política desde muitos anos impacta positivamente o país. "Protestando contra as tomadas de decisão que não contribuem para o desenvolvimento da sociedade, os estudantes são os porta-vozes dos cidadãos. Portanto, nada mais oportuno que reconhecer a garra dos jovens que fazem a diferença em nossos dias".

"O movimento estudantil vem cumprindo um papel importante na luta por uma educação de qualidade social, ocupando também um lugar de destaque na luta pelas transformações sociais pela ampla participação nos principais processos políticos vigentes em nossa sociedade. Desta forma, a entrega desta honraria constitui um incentivo para continuarmos na jornada, em busca de melhorias para o meio que vivemos", destacou Álvaro Paiva, estudante de Direito e membro do Centro Acadêmico da UniFacex.

De acordo com Luiz Felipe Honorato, estudante de especialização do IFRN, a juventude sempre teve um papel muito importante na militância social, dando a eles a sua cara. "As lutas apoiadas pelos jovens tem a força, irreverência e capacidade de protesto contra toda e qualquer forma de injustiça que só a juventude possui. Assim, os movimentos estudantis acabam sendo fontes de novas lideranças políticas, essenciais para a renovação das instituições democráticas", afirmou.

Júlio Pontes, diretor de políticas educacionais da União Estadual dos Estudantes (UEE-RN), lembrou que o movimento estudantil foi um dos principais protagonistas da luta contra o regime militar no Brasil. "Inconformados com o autoritarismo, muitos estudantes tiveram a coragem de enfrentar as forças repressoras. Dito isso, quero parabenizar este parlamento pela iniciativa de homenagear militantes empenhados na causa estudantil e por manter viva a memória do Emmanuel Bezerra, um herói da liberdade".

História

Emmanuel Bezerra foi ícone do movimento estudantil na luta por direitos civis e por democracia. Foi preso e torturado pelo Dops em Recife, em agosto de 1973.  Foi assassinado pelo regime militar e enterrado como indigente. Só em em 1992 teve seus restos mortais identificados, quando foi trazido para Natal para a realização de seu funeral.

Fotos: Elpídio Júnior