21/06/2018 No dia do Advogado Trabalhista Câmara de Natal homenageia categoria

Com o objetivo de destacar a atuação dos profissionais do Direito da área do Trabalho, a Câmara Municipal de Natal, através de uma proposição da vereadora Nina Souza (PDT), realizou uma solenidade para comemorar o Dia Nacional do Advogado Trabalhista na noite desta quarta-feira (20). O reconhecimento aos homenageados foi simbolizado com entrega de diplomas meritórios oferecidos pelo mandato da parlamentar.

"Os advogados trabalhistas de Natal sentem-se  felizes e agradecidos com a lembrança e a homenagem feita à categoria. O reconhecimento público vem num momento importante em que a Justiça Trabalhista tem enfrentado grandes desafios que são impostos com mudanças na legislação. Sempre tentaram derrubar a Justiça do Trabalho, mas ela sempre venceu. Advocacia não é profissão de covardes", enfatizou o presidente da Associação Norte-Riograndense dos Advogados Trabalhistas (Anatra), Rodrigo Menezes.

O ex-presidente e membro honorífico da associação, Luiz Gomes, foi um dos homenageados e relembrou que a advocacia trabalhista precisa ser lembrada pelo papel social que desenvolve. "Lembrar da advocacia trabalhista é lembrar da cidadania brasileira. Há um histórico formado desde a época de Getúlio Vargas quando passou a se resguardar com maior intensidade os direitos dos trabalhadores e, por isso, merece o prestígio oferecido em ocasiões como essa", destacou.

Da cerimônia participaram o quarteto de sopro da Banda de Música da Polícia Militar do estado, além do Ouvidor Geral do município, Rodrigo Ferraz Quidute, representando o prefeito Álvaro Dias; presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho e da Associação dos Advogados do estado (AARN), Rossana Fonseca; da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do estado (Abracrim/RN), Aquiles Perazo; e do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Maria Auxiliadora Rodrigues.

O dia 20 de junho foi uma data instituída em 2013 pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) para que celebrar o Dia Nacional do Advogado Trabalhista. A vereadora Nina Souza, que também é advogada, exaltou o trabalho e a importância desses profissionais. "Primeiro que o advogado é uma figura fundamental no nosso ordenamento jurídico e a advocacia trabalhista vanguarda o direito dos mais humildes. É uma área difícil, que exige extrema responsabilidade e trabalho intenso porque é a advocacia que equilibra os direitos e os deveres entre trabalhador e patrão. Por isso, é uma advocacia que está presente diariamente na vida do cidadão", declarou.

A Anatra indicou 15 advogados para serem homenageados com diplomas meritórios oferecidos pelo mandato da propositora da solenidade: Mônica Alves Feitosa, Mariana Milfont Macedo, José Estrela Martins, Janilson Barreto Filho, Marisa Rodrigues Diógenes, João da Cruz Fonseca, Glaydson Soares, Ricardo Victor Pinheiro, Wagner Câmara, Ettore Spano, Marcílio Mesquita, José Augusto Barbosa, Maurílio Bessa, Cesar Britto, Luiz Gomes. O mandato da vereadora Nina Souza indicou os advogados Janilson Barreto, Gustavo Dias de Oliveira, José Alexandre Pinto e Roberta Daniele da Costa.

***Assista a sessão em homenagem aos advogados trabalhistas pelo canal da TV Câmara/Natal: https://www.youtube.com/watch?v=Xv56roox0fk

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Verônica Macedo