A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (25), a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher para definir retorno, composição e ações de trabalho nesta nova legislatura, conforme novo regimento interno. O encontro contou com a presença das vereadoras Camila Araújo (União Brasil), Brisa Bracchi (PT), Anne Lagartixa (Solidariedade), Samanda Alves (PT) e Thabatta Pimenta (PSOL).
Durante a reunião, as parlamentares formalizaram o requerimento para a instalação do retorno da frente, que tem como objetivo debater e propor políticas públicas voltadas para as mulheres. A vereadora Brisa Bracchi (PT) destacou a importância da iniciativa, lamentando a redução da representatividade feminina na Casa.
“Já chegamos a ter nove parlamentares mulheres na Câmara, e hoje somos apenas cinco. Mesmo assim, seguimos firmes na luta. Estamos nos organizando para o mês de março, quando teremos o Dia Internacional da Mulher. A Câmara promoverá uma audiência pública, uma solenidade de entrega da medalha de homenagem às mulheres e a votação de projetos voltados às políticas públicas para as mulheres”, afirmou Brisa.
A parlamentar também ressaltou a relevância da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher no combate à violência política de gênero. “Vivemos um momento de aumento dos ataques às mulheres na política, simplesmente pelo fato de sermos mulheres. Por isso, essa frente se torna ainda mais essencial para garantir espaço e voz às parlamentares e às mulheres da nossa cidade”, concluiu.
A expectativa é que as atividades programadas para março sejam divulgadas em breve.
Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis