12/08/2024 Comissão de Saúde da CMN visita USF do Passo da Pátria

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal retomou a agenda de fiscalizações presenciais, neste segundo semestre legislativo de 2024, visitando, nesta segunda (12), a Unidade de Saúde da Família do Passo da Pátria, zona Leste da cidade.

A visita foi para apurar denúncias de deficiências na estrutura física da USF. Os vereadores constataram que a Unidade está em reforma. Segundo a diretora Roseneide Barbosa de Carvalho, os serviços iniciaram em julho, corrigindo o teto, por onde a água da chuva infiltrava.

A comissão também questionou sobre denúncias de falta de medicamentos e de médicos para atendimento. No entanto, a diretora afirmou que a farmácia dispõe e distribui medicamentos básicos, como insulina, anti-inflamatórios, hipertensivos, antialérgicos, vermífugos e vitaminas, entre outros. “Só não dispomos de antibióticos e medicamentos controlados, pois não temos farmacêutico(a) em nosso quadro de pessoal”, explicou, garantindo inclusive que mesmo pessoas de outros bairros são atendidas pela farmácia e pelos profissionais da USF.

O Passo da Pátria, de acordo com a diretora, tem cerca de sete mil moradores, e a Unidade de Saúde da Família realiza em média de 700 atendimentos por mês, somando os procedimentos realizados pelos dois médicos, dois dentistas, profissionais de enfermagem e agentes de saúde, com ênfase no cuidado de DSTs e Tuberculose.

A diretora acrescentou ainda que está sendo preparada uma sala de telemedicina para o atendimento de especialidade médicas, visto ter sido verificado crescimento no número de óbitos por AVC, enfarte e câncer.

Apesar de ressaltarem todo empenho e dedicação da diretora, que é moradora da comunidade, os vereadores informaram, ao fim da visita, que irão relatar e cobrar, à Prefeitura de Natal, melhorias na infraestrutura da USF, onde foram encontrados equipamentos enferrujados, paredes mofadas e até uma sala sem iluminação e sem ar condicionado, onde os agentes de saúde trabalham.

Texto: Ilana Albuquerque

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde CMN - Visita fiscalizatória na USF do Passo da Pátria - 12.08.2024