08/08/2024 Lançado programa de passe livre para artesãos

Na manhã desta quarta-feira (8), a Prefeitura de Natal lançou o Programa Transporte Artesão, durante uma cerimônia no Palácio Felipe Camarão. O programa, instituído pela Lei nº 338/2023, aprovada na Câmara Municipal, concede gratuidade no transporte público para artesãos cadastrados, quando estiverem participando de feiras de artesanato apoiadas pela prefeitura.

O coordenador da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rodrigo Loureiro, explicou que o benefício isenta os artesãos dos custos com transporte para as feiras. "A lei estabelece critérios para o acesso ao benefício, como o cadastro na Semtas, a posse da carteirinha de artesão e o cumprimento de outros requisitos necessários para a obtenção do cartão de gratuidade, que será apresentado ao embarcar nos ônibus", destacou Loureiro.

A artesã Magali Martins comemorou a iniciativa, ressaltando as dificuldades enfrentadas pela categoria. "Muitos artesãos não participam das feiras por falta de condições financeiras, principalmente para custear as passagens. As feiras costumam durar de três a cinco dias, e esse apoio será fundamental. Isso vai incentivar mais artesãos a saírem de casa e aumentará nossa presença nas feiras", afirmou.

Segundo a secretária de Trabalho e Assistência Social, Andréia Dias, atualmente 638 artesãos estão cadastrados na Semtas. Ela destacou a relevância do programa para a gestão do prefeito Álvaro Dias. "Esse programa é um marco importante, pois valoriza e prioriza os artesãos da cidade, garantindo acesso gratuito às feiras e outras atividades. O processo para a obtenção do cartão começa na Semtas e segue para a STTU", explicou Dias.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Lorena Veríssimo