02/07/2024 CMN entrega Título de Cidadão Natalense a Chico da Farmácia, comerciante

A Câmara Municipal de Natal concedeu o Título de Cidadão Natalense ao Sr. Francisco Sales de Aquino, carinhosamente conhecido como Chico da Farmácia, comerciante, residente no bairro Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal.

Natural de Assu, no Oeste do Rio Grande do Norte, Chico da Farmácia mudou-se para a capital há 46 anos. Desde então, estabeleceu-se no bairro Cidade da Esperança, onde abriu uma das farmácias mais antigas da região. Para seus familiares e amigos, essa é a grande motivação de sua vida, um lugar onde ele se sente pleno e realizado. Trabalhando cerca de 12 horas por dia e folgando apenas aos domingos, seu Chico dedica sua vida ao negócio.

“Eu costumo dizer que meu pai, sem a farmácia, não existe. Ele acorda pensando na farmácia e vai dormir pensando na farmácia. Nós chegamos a reduzir o horário de permanência dele lá porque ele já tem 73 anos. Era das 7 horas às 10 da noite. Às vezes, davam 11 da noite, ele estava lá. Então, vejo meu pai trabalhando na farmácia com satisfação. Nunca o ouvi reclamando de que estava trabalhando tanto. É a realização dele. É o código de vida dele”, disse Werlen Sales, filho do homenageado.

A palavra “realizado” foi a escolhida pelo Sr. Francisco para descrever sua emoção e gratidão pela homenagem recebida. “Eu me sinto realizado, muito gratificado com isso aqui (apontando para a placa com o título), pois são 46 anos de trabalho. Essa homenagem vem para coroar e me deixar ainda mais realizado. Esse título vem colocar o meu comércio no mais alto nível possível para todo mundo ver”, agradeceu, com um sorriso no rosto.

A entrega do título ao Sr. Chico da Farmácia não só reconhece sua dedicação ao trabalho e à comunidade, mas também destaca a importância de comerciantes locais que contribuem significativamente para o desenvolvimento e a coesão social de seus bairros.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Lorena Verissímo