26/06/2024 Câmara Municipal homenageia dentistas com Comenda Clemente Galvão Neto

Nesta terça-feira (25), a Câmara Municipal de Natal realizou a sessão solene de entrega da Comenda Clemente Galvão Neto. Esse ano, a proposição da homenagem foi do presidente da casa, vereador Eriko Jácome e foram homenageados 26 cirurgiões-dentistas.

“Este é um momento de reconhecimento e celebração do compromisso, dedicação e excelência dos profissionais que tanto contribuem para a saúde e o bem-estar da nossa população”, pontuou o vereador propositor.

“A saúde bucal é fundamental para qualquer indivíduo, e foi pensando nessa importância que desenvolvi um projeto itinerante que percorre os bairros de Natal com consultórios móveis e dentistas capacitados a serviço da população. Foi com esse projeto que eu vi o quanto nossa cidade precisa do atendimento e da conscientização sobre a importância de ir ao dentista”, ressaltou o presidente da CMN.

A comenda foi criada em 2015, por proposição do então do vereador Paulinho Freire para homenagear os profissionais da odontologia que se destacam pelos serviços prestados à sociedade natalense, em alusão ao Dia do Dentista, 25 de outubro.

Quem dá nome à honraria é uma das personalidades de maior expressão da odontologia de potiguar e que chegou a ocupar a presidência do Conselho Federal de Odontologia, autarquia que cuida dos registros dos profissionais no Brasil.

“Dr. Clemente Galvão Neto atuou na fundação do curso de Odontologia da UFRN como também na criação da Academia Norte-riograndense de Odontologia e ainda do Conselho Regional de Odontologia. A vida acadêmica e profissional dele serve de inspiração para todos de nossa categoria”, destacou Jane Suely de Melo Nóbrega, presidente do CRO/RN, que foi homenageada na sessão solene.

“Espero que essa homenagem, além de carregada de reconhecimento, empenhe também um apoio sempre maior desta casa para a real valorização da categoria em Natal”, afirmou o cirurgião-dentista Sedru Cavalcanti, diretor de comunicação do Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN) e também um dos homenageados em 2024.

“A saúde da família pode dar resolutividade de até aproximadamente 80% das demandas da população. E na saúde bucal não é diferente. O que a gente vê é que quanto mais se avança, colocando dentista e auxiliar nas equipes dos programas de saúde da família, mais problemas que poderiam acarretar e necessitar de atenção hospitalar são resolvidos na atenção básica. E essa é uma causa para a qual precisamos do apoio dos vereadores: para ampliar a cobertura de saúde bucal no município, que a gente considera baixa”, acrescentou doutor Sedru.

O secretário de Saúde de Natal, Chilon Batista, representou o prefeito Álvaro Dias na solenidade e parabenizou a todos os homenageados, ratificando a importância do trabalho dos cirurgiões-dentistas e da saúde bucal.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo