25/06/2024 Câmara Municipal entrega título de cidadania a tenente do Exército e ex-árbitro

Nesta segunda-feira (24), A Câmara Municipal de Natal entregou Título de Cidadão Natalense ao tenente do Exército Tarso Rocha Lula Pereira, por proposição do vereador Dickson Júnior.

“Esse título vai muito além de uma formalidade jurídica. É o reconhecimento de uma trajetória de vida entrelaçada com a história e o desenvolvimento de nossa querida Natal. Hoje, celebramos a figura de um homem cuja jornada é um testemunho vivo de dedicação, superação e comprometimento com nossa cidade”, afirmou o vereador.

Nascido em Santo André/SP, mas trazido, em 1980, aos cinco anos de idade para Natal, pelos pais potiguares, Tarso, desde cedo fez por onde cultivar raízes em Natal. Morou no Alecrim e na zona Norte, onde a família empreendeu comercio.

O homenageado é reconhecido como educador e militar. No Exército, onde serve há 29 anos, já formou centenas de soldados. Mas antes, fora dos quartéis, como contador e professor, lecionou em cursos de graduação em Ciências Contábeis, em instituições de Ensino Superior de Natal.

O agraciado com a cidadania natalense também escreveu o nome na história do Esporte potiguar. Integrou o quadro de árbitros da Federação Norte Riograndense de Futebol (FNF), apitando jogos na primeira e segunda divisão, no Machadão, no Juvenal Lamartine, Frasqueirão e Arena das Dunas. Devido à vocação para educador, passou a compor a escola de árbitros da FNF, formando também diversos árbitros.

“Além de suas contribuições profissionais, Tarso é um investidor apaixonado por Natal, enriquecendo nossa paisagem urbana com empreendimentos e negócios. O compromisso dele com nossa comunidade se estende além das fronteiras geográficas, refletindo-se na participação ativa que mantém no Conselho Regional de Contabilidade e em outros projetos que promovem o crescimento econômico e social de nossa região”, acrescentou o vereador propositor.

Dos 49 anos de vida do homenageado, mais de 30 foram vividos em Natal, onde conheceu a esposa, a amazonense Helena Cristina Correia Alves, que assim como o marido veio ainda criança do Amazonas para o Rio Grande do Norte. Juntos há 34 anos, o casal tem duas filhas, e a família comemorou a outorga do título de cidadania. “É muito importante pra ele, e estamos felizes por estarmos participando desse momento”, afirmou a esposa.

“Quando entrei no Exército, passei um ano fora de Natal, em curso de formação na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. Lá, todo mundo me chamava de natalense e eu dizia que um dia seria natalense.  Aconteceu! Então, estou muito feliz”, lembrou o homenageado, comemorando o título de cidadania.

Além de familiares e amigos do homenageados, participaram da sessão solene o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN, Anailson Márcio Gomes; a coordenadora pedagógica do Centro Universitário Natalense – Uniceuna, Iara Miller, e o ex-árbitro da Federação Norte-riograndense de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol, Valdomir Antônio de Araújo Júnior.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo