17/05/2024 Câmara Municipal homenageia radioamadores de Natal pelos serviços prestados

O radioamador é um dos mais antigos meios de comunicação a distância. E em Natal, os praticantes do radioamadorismo estão representados pela Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE/RN) e pelo Clube dos Radioamadores, homenageados, nessa quinta-feira (16), pela Câmara Municipal, em sessão solene de proposição da vereadora Nina.

Além de preservar a memoria do radioamadorismo e exaltar nomes importantes para o radioamador em Natal, a propositora explicou que a solenidade teve o objetivo de proporcionar à população natalense conhecer e compreender a importância da atividade. “Vivemos numa era de tecnologia que nos permitem comunicação em tempo real, mas se tudo isso cair, o que esperamos que não aconteça, os radioamadores serão os nossos salvadores”, exemplificou.

É possível afirmar que o radioamadorismo começou juntamente com as primeiras emissões de rádio no final do século XIX. Os primeiros registros da atividade no Brasil, datam de 1909. Apesar de ser encarado como um hobby, sem finalidade comercial, o serviço tem uma utilidade pública imensa, já que em situações de emergência, com a falha de sistemas convencionais de comunicação, ele continua ativo, podendo salvar vidas.

“Na década de 60, lembro de uma enchente em Açu, quando os radioamadores foram para lá e eu montei minha estação no quartel do 16RI, onde passei mais de uma semana me comunicando com eles, recebendo notícias, informações e comunicados do que era preciso receber ou enviar de lá”, lembra o radioamador Dalton Melo, praticante do radioamadorismo desde 1958. Para ele, a homenagem recebida aos 94 anos de idade, durante a sessão solene, é a expressão da gratidão do povo de Natal pelos serviços prestados.

“Essa homenagem é para os usuários da primeira rede social do mundo, criada em 1905, e que até hoje permanece como a única independente. O radioamador tem seu próprio equipamento e antena, não precisa de provedor e se comunica com o mundo inteiro”, ressalta o jornalista Mauricio Pandolphi. Ele foi outro dos 22 homenageados na sessão solene em alusão aos 76 anos do Clube de Radioamadores do RN e aos 90 anos da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão.

No Rio Grande do Norte, o Clube de Radioamadores, cuja sede localizada se mantém no casarão de número 1004 da Avenida Rodrigues Alves, no Tirol, foi criado e continua  com o intuito de ser uma escola para formar novos adeptos da atividade. O presidente Antônio Ferreira acrescenta que o local também possui um acervo de equipamentos antigos, “um museu incipiente aberto à visitação”.

Já a Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão foi criada para coordenador todos os radioamadores do país, e, no RN, é presidida por Adel Teixeira.  “Essa solenidade é o reconhecimento dos serviços que os radioamadores prestam à sociedade”, definiu.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo

Câmara Municipal homenageia radioamadores de Natal pelos serviços prestados - 16/05/24