11/09/2023 CMN debate revitalização do comércio do Centro por meio do transporte público

A Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Natal promoveu, nesta segunda-feira (11), audiência pública para discutir a revitalização do centro da cidade a partir do transporte público. A suspensão de linhas de ônibus que passavam pelo centro é apontada por empreendedores e consumidores como um dos fatores para a queda de movimento e consequente fechamento de lojas na Cidade Alta.

“Fomos procurados e provocados pelo CDL para discutir os pontos que convergem para que a Cidade Alta, centro comercial histórico de Natal, esteja esse deserto, fechando lojas. Temos que encontrar um ponto de equilíbrio para que o bairro possa voltar a ser um ponto forte de comércio”, justificou o propositor da audiência e presidente da Comissão de Transportes, Milklei Leite.

O vereador lembrou que antes da pandemia eram 46 linhas passando pelo Centro, Petrópolis e Ribeira e agora, pós-pandemia, caiu para 30 linhas passando por esses bairros. “No novo redesenho de linhas de ônibus urbanos, só irão ficar 11 linhas, sendo que dessas só oito vêm dos bairros e três vem da Ribeira. Essa redução drástica é a maior preocupação da Comissão de Transporte”, enfatizou, acrescentando que o problema do esvaziamento do comércio na região também tem a falta de estacionamento e de segurança pública como agravantes.

Para Rodrigo Vasconcelos, presidente da Associação Viva o Centro, a preocupação não é apenas com o transporte para trazer consumidores para o bairro, mas também para atender aos trabalhadores e turistas. O comerciante Raimundo Oliveira destacou que as limitações da oferta de transporte público e de segurança pública tem obrigado as lojas a encerrar o expediente cada vez mais cedo, o que impacta diretamente no faturamento dos estabelecimentos. “A Cidade Alta foi esquecida durante muito tempo pelos gestores públicos. Essa audiência pública foi muito bem-vinda para dar visibilidade à falta de linhas que passam pelo Centro e estimule as pessoas a ir para a Cidade Alta”, elogiou Vasconcelos.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana foi representada pelo secretário adjunto, Lincoln Werner, e pelo diretor de Mobilidade, Tácio Cavalcanti. “A reformulação do sistema de transporte foi discutida em mais de 19 audiências públicas nas comunidades e vai estar mais integrado. A integração que hoje é de 60 minutos vai passar para 90 minutos. Viemos para ouvir e avaliar o que dentro do sistema de transporte podemos adequar para atender”, defendeu Cavalcanti, alegando que o número de passageiros caiu de 350 mil para 230 mil.

Além dos vereadores que compõem a Comissão de Transporte da CMN: o vice-presidente Aroldo Alves (PSDB) e os membros Daniel Valenc?a (PT) e Eribaldo Medeiros (REDE), também participaram da audiência pública a vereadora Camila Araújo (União Brasil), Preto Aquino (PSD) e Raniere Barbosa (Avante).

A CDL Natal foi representada pelo presidente do Projeto Parlamento Empreendedor, Fábio Saraiva, e a Fecomercio, pelo assessor técnico Jaime Mariz. A presidente da Transcoop Natal, Edileuza Queiroz também compôs a mesa de autoridades, e o Seturn foi convidado, mas não compareceu.

Texto: Ilana Albuquerque

Fotos: Verônica Macedo

Audiência Pública - Revitalização do Centro da Cidade por meio do Transporte Público 11/09/23