06/09/2023 Presidente e vice-presidente da CMN prestam homenagem à Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Natal foi homenageada em sessão solene na Câmara Municipal, em alusão ao Dia do Guarda Municipal, comemorado em 3 de setembro, e pelos 32 anos de criação da GMN. A proposição foi do presidente e do vice-presidente da casa legislativa, vereadores Eriko Jácome e Hermes Câmara, respectivamente.

“É com profundo orgulho e gratidão que hoje homenageamos esses 40 guardas municipais, tanto homens quanto mulheres, por seus serviços de grande relevância que contribuíram para o bem-estar e segurança de nossa querida Natal", disse o presidente. “A Guarda Municipal de Natal, ao longo de mais de três décadas, vem fazendo um trabalho belíssimo em prol da sociedade natalense e, recentemente, diante da onda de violência da qual Natal foi alvo, a GMN foi fundamental. A gente vem observando que as Guardas Municipais vem se consolidando como suporte à ronda ostensiva das Polícias Militares”, completou o vice-presidente.

“Essa homenagem é um momento ímpar. Agradecemos aos vereadores, pois isso mostra respeito pela Guarda. Para nós, é um orgulho estar aqui e festejar esses 32 anos, recebendo essa linda homenagem”, agradeceu o comandante da Guarda Municipal, Rosivan Vale da Costa.

Foram homenageados 40 dos 417 guardas municipais de Natal, dos quais três in memorian. “Cada homenageado e homenageada aqui tem merecimento, pelos bons serviços prestados a nossa instituição”, atestou o Cmdt GMN. “E os três homenageados in memorian tombaram em serviço”, ressaltou.

A Guarda Municipal do Natal integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). Foi criada no primeiro mandato da prefeita Wilma Maria de Faria, em junho de 1991, tendo o primeiro concurso público ofertado duzentas vagas, já igualmente divididas entre homens e mulheres. A GMN foi criada para realizar a proteção dos bens, serviços e instalações do Município, bem como colaborar com a segurança pública e preservação do meio ambiente.

O trabalho voltado para o bem-estar da população e proteção ao patrimônio público foi ressaltado pelas autoridades e personalidades que compuseram a mesa da solenidade: o deputado estadual Adjuto Dias, representando a Assembleia Legislativa; o Tenente Coronel Alexandro de Oliveira Soares, representando a Polícia Militar; o coordenador do gabinete do prefeito, José Antônio de Souza; e o secretário adjunto do Gabinete Civil do Governo do Estado, Ivanilson de Souza Maia.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macêdo