05/09/2023 Comissão de Educação visita escolas em Lagoa Nova e Dix Sept Rosado

A Comissão De Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia E Inovação da Câmara de Natal esteve no CEMEI Maria Celoni Campos, em Lagoa Nova, e na Escola Municipal Mario Eugênio Lira, no Dix Sept Rosado, manhã desta terça-feira (05). A vistoria teve como objetivo fiscalizar e conhecer a infraestrutura da rede municipal de ensino e identificar possíveis melhorias e necessidades da comunidade escolar.

O vereador Robério Paulino (PSOL) foi recebido pelas equipes administrativas e de coordenação. O CEMEI acolhe cerca de 90 alunos em dois turnos. Já a Escola Municipal conta com cerca de 300 alunos. Problemas físicos e estruturais, foram os problemas encontradas nas unidades. No CEMEI, que atualmente só conta com duas salas, a necessidade de ampliação do espaço físico dado a demanda existe.

Pricila karianne, gestora administrativa do Maria Celoni Campos, explicou ao vereador e aos assessores como é feito o atendimento das crianças, as refeições que seguem o cardápio estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação e ainda mostrou as dependências da escola.
“Antes de tudo, gostaria de agradecer pela visita. A comissão de educação fazendo o seu papel e cumprindo com seu trabalho. Nós temos muitas demandas e elas são diárias, também é importante destacar que já conquistamos muitas coisas positivas, mas o trabalho continua. É uma luta de cada dia junto à secretaria da educação e hoje a nossa grande necessidade é conseguir a ampliação do nosso espaço físico com duas salas de aula para atender a demanda da comunidade”, observou a diretora.

“A escola tem muitos problemas. Por exemplo, em julho do ano passado, ela passou por um alagamento devido às chuvas fortes. Então, precisa ser providenciado, junto à Caern e a prefeitura, uma forma de escoamento dessa água, para não voltar a acontecer um alagamento mais sério na escola. Percebemos também falta de equipamentos na cozinha e um botijão muito em cima do fogão. Isso é um risco. É uma série de pequenos problemas que a prefeitura poderia resolver com muita facilidade de forma muito barata”, falou Robério Paulino.

Já a diretora da Mario Eugênio Lira, que atende crianças do primeiro ao nono ano, relatou que mesmo atualmente, a escola precisando de manutenção devido às infiltrações e problemas de acessibilidade, comemorou resultado da visita do ano passado.

"Ano passado, quando a equipe da Câmara esteve aqui, detectou alguns problemas que a escola estava enfrentando, como, por exemplo, a desativação do laboratório de informática. Estávamos com quase todas as máquinas quebradas e que não funcionava. Passados três ou cinco meses da visita, chegaram alguns computadores e o laboratório voltou a funcionar", contou a diretora.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis