01/09/2023 CMN entrega Título de Cidadão Natalense ao presidente da Força Sindical

A Câmara Municipal de Natal entregou Título de Cidadão Natalente ao presidente da Força Sindical, Miguel Eduardo Torres. A proposição da honraria, aprovada no plenário da casa em maio passado, foi do vereador Anderson Lopes (Solidariedade).

“Como presidente da Força Sindical nacional, Miguel Torres é um defensor dos direitos trabalhistas.  Dedicou a vida a essa luta. Nos anos 90, trouxe mais de 5000 vagas em cursos de qualificação profissional para nossa cidade. É um embaixador de Natal aonde vai”, justificou o propositor.

“Recebo esse Título de Cidadania com muito orgulho, pois tenho uma relação de muito tempo com Natal, não apenas através do movimento sindical, mas também pelos  muitos amigos que fiz aqui. Confesso que foi uma surpresa muito agradável essa que o vereador Anderson está me fazendo e me sinto muito feliz e grato”, agradeceu o homenageado.

Miguel Eduardo Torres é paulista e ativista sindical desde 1979.  Ele também preside o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Aos 64 anos e em décadas de atividade sindical, participou de lutas históricas, como mobilizações e greves da categoria por melhores salários, contra o arrocho salarial, pelas Diretas Já (1984), pelas
conquistas dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários da classe trabalhadora na Constituição Federal de 1988, incluindo a jornada legal de 44 horas para todos os trabalhadores. Defendeu a vacinação urgente e eficaz para todos contra a Covid-19, o auxílio emergencial de R$ 600 mensais até o fim da pandemia e o Programa de Proteção ao Emprego e à Renda.

Ednaldo Fernandes Gomes, vice-presidente da Força Sindical no Rio Grande do Norte, comemorou a cidadania natalense dada a Miguel Torres. “É justa essa homenagem, porque ele é um lutador na defesa dos trabalhadores”, resumiu.

O coordenador do Gabinete do prefeito Álvaro Dias, José Antônio de Souza, representou a Prefeitura de Natal durante a sessão solene. A mesa de autoridades foi composta ainda pelo vice-presidente da Força Sindical, Sérgio Luiz Leite, e pelo secretário de Relações Institucionais da Força Sindical, Geraldino Santos.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo