14/08/2023 Maternidade Araken Pinto recebe visita da Comissão de Saúde da Câmara

Iniciando a agenda de visitas fiscalizatórias nos equipamentos de saúde do segundo semestre, a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal esteve na tarde desta segunda-feira (14) no Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto (HMAIP) a fim de verificar o andamento dos trabalhos, identificar possíveis problemas e providenciar soluções. Participaram do encontro os vereadores Herberth Sena (PSDB), Peixoto (PTB) e Preto Aquino (PSD).

O espaço opera com um total de 85 leitos distribuídos entre unidade de terapia intensiva, leitos pediátricos, maternidade (pré-parto, parto e puerpério), clínica cirúrgica e pronto atendimento obstétrico; em média, mais de 2 mil atendimentos são realizados mensalmente no complexo hospitalar. Servidores têm denunciado problemas estruturais e escassez de profissionais na equipe de enfermagem do hospital, que funciona no bairro Petrópolis, zona Leste da capital potiguar.

"Recebemos as queixas dos funcionários que atuam nesta unidade e, por este motivo, decidimos começar as visitas de fiscalização aqui com a intenção de buscar soluções para as carências. É de conhecimento geral que houve a junção de diversos serviços no mesmo local, o que fez a demanda aumentar de forma exponencial, enquanto o número de trabalhadores não cresceu, apresentando um déficit enorme de técnicos de enfermagem", pontuou o presidente da Comissão de Saúde, vereador Herberth Sena, que completou: "O hospital dispõe de excelentes profissionais e o serviço ofertado à população é de alta qualidade, entretanto, precisa de mais recursos humanos para não comprometer o trabalho da equipe".

Por sua vez, o vereador Preto Aquino disse que o colegiado vai cobrar iniciativas da prefeitura no sentido de sanar as carências da unidade. "Todas as impressões deste encontro estarão registradas no relatório que será encaminhado para o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Saúde para que providências sejam tomadas". Já o vereador Peixoto chamou atenção para o Centro de Referência para Crianças e Adolescentes em Situação de Violência - Projeto Abraçar, dentro das dependências do HMAIP. "A estrutura fortalece a rede de apoio às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, garantindo um acolhimento seguro e humanizado. Trata-se de um ponto positivo que precisa ser reconhecido", avaliou.

Aloma Fonseca, diretora administrativa do Hospital Maternidade Araken, falou sobre as principais demandas recebidas pelos servidores. "A procura acontece em diversas áreas, especialmente obstetrícia e pediatria, sendo importante informar que os leitos para estas duas especialidades quase sempre estão todos ocupados. Também temos ortopedia e UTI. Os atendimentos acontecem de forma regulada e porta aberta", explicou.

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde CMN - Visita ao Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto 14.08.23