29/06/2023 CMN promove sessão solene em homenagem aos propagandistas farmacêuticos

Nesta quarta-feira (28), a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene no Plenário Érico Hackradt, em alusão ao Dia do Propagandista Farmacêutico e realizou a primeira homenagem da história da casa à categoria.

“É com muito orgulho que nosso mandato propôs essa homenagem, reconhecendo a importância fundamental desse profissional na sociedade. Os propagandistas farmacêuticos desempenham um papel essencial na promoção de informações sobre medicamentos e contribuem significativamente para a saúde e o bem-estar da população junto aos profissionais de saúde”, ressaltou o vereador Hermes Câmara, propositor da homenagem, que teve que ser antecipada devido ao recesso legislativo que inicia no próximo dia 1º de julho.

O Dia do Propagandista Farmacêutico é comemorado em 14 de julho, em referência à data de promulgação, em 1975, da lei federal 6.224, que regula o exercício da profissão.  O propagandista e vendedor de produtos farmacêuticos é o profissional responsável pelo relacionamento comercial entre os fornecedores de medicamentos, indústrias e farmácias de manipulação, com os prescritores (médicos, nutricionistas, veterinários e dentistas).

No Rio Grande do Norte, a categoria é representada por duas entidades sindicais: o Sindicato dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do RN (Sinprovern) e o Sindicato dos Propagandistas, Propagandistas-Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do RN (Sindiprofarn).

Juntos os dois sindicatos reúnem cerca de 400 profissionais. No Sindiprofarn, o presidente Emanoel Antônio de Borba, revelou que a maioria já é de mulheres, em um mercado que até pouco tempo era predominantemente masculino. Já no Sinprovern, o presidente Roger Cecílio, contou que elas representam 32% dos associados.

A primeira mulher a exercer a profissão no RN foi Suely Santos de Brito Oliveira, que estava entre os 23 profissionais homenageados na sessão solene desta quarta-feira na CMN. Para ela, os propagandistas farmacêuticos são fontes de conhecimento e inovações sobre medicamentos. “Muitas vezes, quando os pacientes que estão na sala de espera do consultório reclamam, porque o médico vai atender o propagandista, não imaginam o quanto podem ser beneficiados com as informações que estamos levando”, ressalta.  Suely iniciou na profissão em 1997 e é casada com o também propagandista Arquimedes Antônio de Oliveira Neto, com 39 anos no mercado.

Para o sindicalista Emanoel Borba, a homenagem da Câmara Municipal de Natal é um reconhecimento que enche de orgulho a categoria e destaca atuação dos propagandistas, que ao garantir que informações atualizadas e as novidades sobre medicamentos cheguem aos prescritores, contribuem para a promoção da saúde coletiva.

Durante a solenidade, o deputado federal Paulinho Freire foi representado pelo assessor parlamentar Flávio Fonseca.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo