27/06/2023 Câmara de Natal homenageia 108 anos do ABC e entrega Comenda Maria Lamas Farache

Nesta segunda-feira (26), em sessão solene, a Câmara Municipal de Natal abriu os festejos pelo aniversário do ABC Futebol Clube, com a entrega da Comenda Maria Lamas Farache. No próximo dia 29, o recordista mundial de títulos estaduais completará 108 anos de fundação.

A solenidade foi aberta pelo presidente da casa, vereador Eriko Jácome, e conduzida pelo propositor da homenagem ao Mais Querido, e autor da criação da comenda, vereador Anderson Lopes (Solidariedade). “Como torcedor alvinegro quero parabenizar o ABC e dizer que a Câmara Municipal de Natal presta justa homenagem a esse, que é o primeiro e mais antigo e vitorioso clube em atividade”, declarou o presidente da CMN.

“Estamos entregando a Comenda Maria Lamas Farache pela segunda vez, e a criação desta medalha fez com que outras também surgissem para homenagear outros clubes. E assim, valorizamos o esporte e o Futebol potiguar”, disse o vereador alvinegro Anderson Lopes, acrescentando que esse ano os homenageados foram escolhidos entre os torcedores que guardam mais história com o clube.

Torcedores como Roberto Luíz da Costa Barbosa, mais conhecido como “Bora Porra”, que marca presença nas arquibancadas alvinegras desde 1969. “Mesmo nas fases difíceis não podemos abandonar o time. É preciso acreditar que vamos sair dessa e permanecer na série B”, acredita ele, se dizendo emocionado com a homenagem.

Entre os 38 agraciados este ano, estava a pequena torcedora Sofia Marques Sousa, de apenas 8 anos de idade. O pai, Balduíno Martins, contou que a leva desde antes dos dois anos para o Frasqueirão. Ele acredita que, com cuidados com a segurança, o estádio é um local seguro e um ambiente familiar, além de ensinar às crianças sobre ganhar e perder, e sobre respeito ao adversário, além de proporcionar socialização e bons momentos em família.

Também foram homenageados jornalistas, dirigentes e o ex-jogador William Alves de Oliveira (in memoriam), até hoje lembrado como "motorzinho do ABC". Em 04 de junho de 1972, ele foi autor do primeiro gol no Castelão (estádio demolido para dar espaço ao Arena das Dunas), com a camisa alvinegra, em um Clássico Rei, entre ABC e América, do qual o ABC saiu vitorioso. William Alves foi representado pelo filho Wagner Andrade de Oliveira. “Meu pai se orgulhava de nunca ter perdido um Clássico Rei”, lembrou, garantindo que toda família é alvinegra e veio prestigiar a homenagem.

Conselheiro do ABC, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, foi homenageado e representou o prefeito Álvaro Dias e o presidente do ABC FC, Bira Marques.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo