13/06/2023 Projeto que cria a Semana Municipal do Brincar tem aval da Comissão de Educação

O Projeto de Lei 524/2022, que pretende instituir a Semana Municipal do Brincar no Calendário Oficial de Eventos do Município de Natal teve seu parecer aprovado pela Comissão De Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia E Inovação da Câmara Municipal na reunião desta terça-feira (13). A proposta é de autoria da vereadora Júlia Arruda (PCdoB).

"Lugar de criança é brincando, estudando, em sala de aula ou em todos os lugares, menos inseridos em um contexto tão duro que muitas vezes é fruto de uma exploração de violação de direitos. Então, é bom que possamos lembrar que criança deve ser criança. Deve estar em múltiplas atividades recreativas. Pensando nisso, que surgiu a necessidade de instituir a Semana do Brincar mostrando os benefícios e os estímulos para socialização, para parte cognitiva, sensorial e motora com o desenvolvimento de brincadeiras. Recentemente participei da semana do brincar instituída pelo IFRN e lá pude observar uma verdadeira demonstração de como o projeto tem benefícios para o desenvolvimento das crianças," falou a vereadora.

A comissão de também aprovou outros seis projetos e designou outros doze. Entre os aprovados, o PL 577/2022 sobre a obrigatoriedade na exposição de cardápio da merenda escolar da rede pública municipal de ensino e o PL 271/2022 que acrescenta dispositivos à Lei n° 6459/2014 do Município que Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem o Patrimônio Cultural Natalense, cria o Programa Municipal do Patrimônio Imaterial.

Os vereadores Anderson Lopes (Solidariedade), Bispo Francisco de Assis (Republicanos) e o Professor Robério Paulino (PSOL) estiveram presentes na reunião.

Texto: Phablo Galvão
Foto: Francisco de Assis