13/06/2023 Sempla garante à Comissão de Turismo início das obras na orla da Praia do Meio

Após os membros da Comissão De Indústria, Turismo, Comércio E Empreendedorismo, da Câmara Municipal de Natal, terem realizado, no dia 30 de maio, uma visita técnica de fiscalização à Praia do Meio/Artistas, alguns encaminhamentos ficaram programados. Um deles era o acompanhamento dos projetos de urbanização de toda a orla da capital junto a representantes da Prefeitura do Natal. A reunião com o presidente da Comissão, Dickson Júnior (PDT), e o vereador Chagas Catarino (PSDB), aconteceu na manhã desta segunda-feira, (12), na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), com a titular da pasta, Joana Guerra, além da secretária de Turismo, Ohana Fernandes, e arquitetas.

A Sempla destacou que os problemas na Praia do Meio são complexos no sentido de existirem muitos pontos para serem restaurados, mas o projeto desenvolvido em parceria com outras secretarias vai trazer melhorias no calçadão, na ciclovia e também com aperfeiçoamentos viários, além de contemplar novos quiosques e área de esporte. “Foi uma audiência importante que demonstrou comprometimento do Município”, destacou, inicialmente, o vereador Dickson Júnior.

Segundo o presidente da Comissão, as representantes da Prefeitura nos passaram todos os detalhes acerca dos projetos da Pedra do Rosário (Rio Potengi/Cidade Alta) e do Complexo Turístico da Redinha, além da Praia dos Artistas/Meio, que visitaram recentemente e está em estado deplorável, principalmente com relação às calçadas e banheiros. “Elas destacam que já estão com os recursos financeiros disponíveis, mas estão no aguardo da licitação, o que deve acontecer entre 45 e 60 dias, para já iniciar os trabalhos em agosto. Saímos esperançosos de que esse problema que afeta a nossa principal atividade econômica finalmente será resolvido”.

A inspeção à Praia do Meio/Artistas no final de maio foi a primeira de uma série em equipamentos turísticos de Natal, que são alvos de várias reclamações de natalenses e dos visitantes, principalmente com relação à infraestrutura e segurança pública. Os vereadores deliberaram que fariam as reuniões externas para tentar cobrar mais efetivamente do poder executivo as soluções, dando maior visibilidade do problema à opinião pública. A próxima visita da Comissão de Turismo está programada para acontecer ainda neste mês de junho em Ponta Negra.

Texto: Elaine Vladia

Foto: Silvia Barros