30/05/2023 CMN outorga cidadania a ex-reitor e homenageia 21 anos da Uern em Natal

Nessa segunda-feira (29), em sessão solene de propositura da vereadora Nina Souza(PDT), a Câmara Municipal de Natal entregou o Título de Cidadão Natalense ao ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, José Walter da Fonseca, e homenageou os 21 anos de fundação do Campus da Uern em Natal, única instituição pública de ensino superior na zona Norte da cidade.

“Como professora que também sou, é muito especial para mim poder fazer a propositura desse momento de reconhecimento do legado e dos serviços prestado pelo professor Walter Fonseca à Educação do nosso Município, como ex-secretário de Educação de Natal e ex-reitor responsável pela fundação do Campus da Uern em Natal, na zona Norte, onde ao longo desses 21 anos de existência tem impactado na vida de milhares de jovens e suas famílias”, destacou a vereadora. “Quero parabenizar a todos e todas que fazem o Campus da Uern em Natal. E em nome da nossa querida Professora Audenora, que nos deixou na última sexta-feira (26), e de quem também fui aluna, quero saudar aos homenageados e homenageadas, que foram indicados por contribuir para o crescimento e a consolidação da Uern na zona Norte de Natal”, acrescentou Nina Souza.

O professor José Walter da Fonseca nasceu em Fernando Pedroza, quando o município ainda era distrito de Angicos. Graduado em Engenharia Agronômica, pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) e Mestre pela Escola Superior de Agricultura da USP, foi reitor da Uern por três períodos. Em 13 de junho de 2002, criou o Campus de Natal, com quatro cursos de graduação: Ciências da Religião, Direito, Turismo e Ciência da Computação.

Depois somou-se a esses o bacharelado de Ciência e Tecnologia. Juntos, os cinco cursos têm hoje cerca de mil alunos. O Campus de Natal ainda oferece pós-graduação e projetos de ensino, pesquisa e extensão que atendem a comunidade externa, como o Núcleo de Prática Jurídica, que presta assistência gratuita aos moradores da zona Norte, e a Escola de Extensão de Uern (EdUCA), que atende milhares de pessoas em atividades de lazer, esporte e cultura.

Perguntado sobre o sentimento de receber a cidadania natalense, o ex-reitor Walter Fonseca respondeu: “A primeira palavra que me vem à cabeça é honrado. A segunda é agradecido. Natal hoje é minha casa. Natal me recebeu de braços abertos. Eu que tinha uma vida inteira na minha amada Mossoró, onde cheguei muito criança, hoje me sinto completamente em casa e identificado com Natal, onde prestei vários serviços e acho que dei contribuições, principalmente na área da educação”.

Ao lado do vice-reitor Prof. Dr. Chico Dantas e do diretor do Campus de Natal Prof. Dr. David Leite, a reitora Profª Dra. Cicília Raquel Maia Leite agradeceu à Câmara Municipal de Natal, pelo reconhecimento e convidou a todos os natalenses que ainda não conhecem o Campus da Uern a irem visita-lo e se engajarem na defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e comprometida com a inclusão social.

Também participaram da sessão solene o Presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência Tecnologia e Inovação do RN (Fapern), Gilton Sampaio, representando a governadora Fátima Bezerra, e secretário adjunto de Educação de Natal, Mario Sérgio, representando o prefeito Álvaro Dias.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo