10/05/2023 Comissão aprova projeto que prevê acompanhamento psicológico às mulheres vítimas

A Comissão De Defesa Dos Direitos Humanos, Proteção Das Mulheres, Dos Idosos, Trabalho E Igualdade, da Câmara Municipal de Natal, aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei 267/2022 que prevê a autorização de acompanhamento psicológico nos Postos de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), às mulheres vítimas de violência doméstica.

A PL, de autoria do vereador Kleber Fernandes (PSDB), prevê que os Postos de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) integrantes da Rede Pública de Saúde do Município de Natal deverão propiciar condições para a prestação de acompanhamento psicológico para as mulheres vítimas de violência doméstica e também a contratação de profissionais especializados na área de Psicologia, além de celebrar convênios com Organizações não governamentais.

"A gente entende a importância desse atendimento é também da necessidade do município em prover com esse acolhimento as vítimas de violência domesticas. Então, nós votamos pela provação desse projeto e ficamos na torcida para que ele possa ser realmente implementado na cidade," falou a vereadora Ana Paula (SD).

Outros três projetos também foram aprovados pela comissão. O vereador Bispo Francisco de Assis (Republicanos) e as vereadoras Brisa Bracchi (PT) e Júlia Arruda (PCdoB) também participaram da reunião, que definiu uma extensa pauta de visitas técnicas, sendo a primeira marcada para o próximo dia 19 de maio ao campo do Botafogo no bairro de Ponta Negra.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Lorena Veríssimo