29/03/2023 Câmara Municipal de Natal festejou 40 anos do Conjunto Gramoré em sessão solene

Com uma sessão solene, nesta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Natal festejou o Conjunto Gramoré, que em 2023 completa 40 anos de existência, encravado no bairro Lagoa Azul, zona Norte da capital. Na solenidade, foram homenageados autoridades, personalidades, artistas e moradores que prestaram serviços à comunidade ou que elevaram o nome do Conjunto.

“É a primeira vez que esta Casa presta homenagens ao Conjunto Gramoré. Este lugar que é morada de gente trabalhadora; endereço do Ginásio Nélio Dias, maior equipamento de esporte e lazer do Município, e berço de artistas e atletas. Quero agradecer e parabenizar a todos os moradores do Gramoré, em nome dos 39 homenageados nesta solenidade”, destacou o propositor da sessão solene, vereador Preto Aquino (PSD).

Entre os homenageados da noite, Marcelo Henrique Alves de Souza, que exerce o segundo mandato como presidente do Conselho Comunitário do Gramoré, também ressaltou a tradição do Conjunto nos festejos juninos. “Somos um lugar que expira cultura e solidariedade. Somos uma comunidade com 15 mil moradores que guarda um ar familiar, onde as pessoas se conhecem pelo nome e se ajudam”, se orgulha ele, lembrando que no Gramoré também está a sede do 4º Batalhão de Polícia Militar e o Centro Educacional Dom Bosco.

O Gramoré tem ao Sul os conjuntos Pajuçara I e Pajuçara II; ao Leste, o conjunto Eldorado; ao Oeste, o conjunto Nova Natal, e ao Norte, a zona de proteção ambiental (ZPA9), que inclui um complexo de lagoas e dunas.

Muito conhecida do público potiguar, a cantora Khrystal foi homenageada, como ex-moradora do Gramoré. Caçula de 10 irmãos, ela conta que a mãe, dona Maria Patrocínio Saraiva, morou no conjunto por cerca de 40 anos, e que o Gramoré sempre foi o porto seguro para onde ela voltava, depois de temporadas morando fora a trabalho. “Cheguei por lá com quatro ou cinco anos de idade. Era só dunas”, lembrou. A família deixou o conjunto há apenas sete meses, depois do falecimento do patriarca. “Recebo essa homenagem com muita honra e dedico a todos os artistas do Gramoré, que são muitos”, concluiu a cantora, exaltando a diversidade artística da região.

A solenidade contou com a participação do deputado estadual Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa, a secretaria adjunta da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Danielle Freire Lima Vanin, representando a Prefeitura de Natal e a vereadora Júlia Arruda (PCdoB).

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macêdo