24/08/2022 Câmara de Natal celebra Dia do Maçom Brasileiro em sessão solene

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (23), sessão solene em alusão ao Dia do Maçom Brasileiro, data comemorativa instituída no dia 20 de Agosto, quando em 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e, na ocasião, o maçom Gonçalves Ledo teria feito discurso pela Independência do Brasil, o que se concretizou, poucos dias depois, através do também integrante da irmandade, Dom Pedro I.

A solenidade já é tradicional na Casa e de propositura do vereador Kleber Fernandes (PSDB). “Como filho de maçom e alguém que acompanha desde muito cedo a Maçonaria, sinto-me honrado em poder ser, na condição de vereador, o instrumento para homenagear essa sociedade cujos valores e ideais pregados e praticados tanto têm feito falta nos dias atuais, sobretudo na nossa política”, justificou, lembrando ainda que, além da Independência do Brasil, a Maçonaria participou decisivamente da abolição da escravatura e da Proclamação da República. “Teve forte influência nos bastidores da revolução francesa e para a independência dos Estados Unidos. Por tudo isso, não é exagero afirmar que o mundo em que vivemos foi definido por essa sociedade, que por três séculos vem reunindo a elite política, militar e cultural do ocidente”, acrescentou.

Na sessão solene foram homenageados seis maçons das três potências maçônicas do RN: Grande Oriente do Rio Grande do Norte (GORN), Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Norte (GLERN) e Grande Oriente do Brasil (GOB/RN), que juntas reúnem cerca de três mil membros.

Para o militar da reserva João Bosco, maçom há 38 anos e um dos homenageados na sessão solene, a Maçonaria não é uma sociedade secreta, apenas discreta, e em seus ensinamentos, reservados aos iniciados, transforma seus membros em homens melhores e cidadãos modelos. O entendimento dele é corroborado pelo Grão Mestre da GLERN, Robert Hook, para quem a Maçonaria beneficia a sociedade através da filantropia, que justamente pela discrição não divulga obras.

“As ações filantrópicas promovidas pelas lojas maçônicas do nosso Município são muito importantes para a população. Uma delas, inclusive, ofereceu apoio às famílias atingidas pelas grandes chuvas, que causaram diversos problemas à cidade nos últimos meses. Assim, faz-se mais do que justo o reconhecimento dos relevantes serviços oferecidos pela Maçonaria à nossa capital”, concluiu o vereador Kleber Fernandes.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Elpídio Júnior