19/08/2022 Situação do transporte público de Natal é debatida em audiência pública na CMN

A Câmara Municipal de Natal realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma audiência pública com o tema “A necessidade urgente da licitação do transporte público em Natal”, proposta pelo vereador Profº Robério Paulino (PSOL).

“São 10 anos que Natal não tem uma licitação de transporte. Nossa frota de ônibus é velha, sucateada e a população precisa de ônibus novos e com qualidade, assim como outras capitais do tamanho de Natal possuem. Então, essa é a exigência, o clamor das entidades que vieram aqui hoje, que são representantes de movimentos, trabalhadores, estudantes. Foi uma audiência muito rica que tivemos e esperamos que saiam resultados em breve”, afirmou o vereador propositor Robério Paulino.

Para o debate foram convidados o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Walter Pedro; o professor universitário e ex-prefeito de Natal Aldo Tinoco; diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) do campus Zona Norte, Ednilson Campos e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE)/UFRN, Sindicatos dos Bancários do RN,  Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas), Sindicato dos Transportes Alternativos do RN (Sitoparn) e Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

O vereador Anderson Lopes (SD) também participou da audiência e contestou o novo adiamento da licitação do transporte público. “Discordamos do motivo do adiamento desta licitação, pois não há motivo para se cancelar mais uma vez. Além disso, a dispensa de licitação que aconteceu agora para a contratação de uma empresa técnica que fará um levantamento de como está o transporte público em Natal, também é injustificável. A STTU possui técnicos suficientes para isso, além da própria população que precisa ser ouvida, pois vivencia essa dificuldade diariamente”, declarou.

“A secretaria realizou reuniões no último ano para produzir um sistema que funcionasse, mas infelizmente o valor ficou impraticável. Estamos fazendo um novo estudo para ver se conseguimos manter uma estrutura adequada de atendimento à população, mas com uma tarifa razoável para todos”, explicou o secretário adjunto da STTU, Walter Pedro.

Para o representante do MLB, Marcos Antônio, é importante que esse debate não seja esquecido e que o poder público solucione os problemas: “Desde 2012/2013 que a população vem cobrando essa licitação. Nós que moramos em bairros periféricos da nossa cidade sofremos muito com a situação dos transportes, que são caros e sucateados. No passado foi prometido que com o aumento do valor da passagem os ônibus teriam melhor qualidade, com ar condicionado e acesso a Wi-Fi, mas nunca vimos esses ônibus nas ruas. Então, queremos que esse assunto seja retomado e o problema solucionado imediatamente”.

Texto: Juliane Araujo
Fotos: Francisco de Assis