09/05/2022 CMN realiza audiência pública para dar visibilidade à Campanha da Fraternidade

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira (09), uma audiência pública sobre o tema da campanha da fraternidade 2022: “Fraternidade e Educação”, e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, pregado pelo Rei Salomão, autor do livro bíblico de Provérbios, no capítulo 31, versículo 26.

A audiência é uma proposição do vereador Milklei Leite (PV). Para o padre Robério Camilo da Silva, responsável pela Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Natal, o espaço aberto pela CMN é muito importante para dar visibilidade ao tema que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe para o debate social durante todo o ano.

“Esse espaço já é uma tradição, iniciada pelo ex-vereador Franklin Capistrano. Desde 2001, participo dessa oportunidade que a Câmara Municipal abre para divulgarmos a Campanha da Fraternidade, que apesar de oficialmente durar o período da Quaresma, é uma discussão proposta pela Igreja para o ano todo”, explicou o religioso.

“O assunto é voltado para educadores, fieis leigos, padres e a todos que se interessam por educação e pela cultura da paz. Achei importante manter esse espaço aberto pelo ex-vereador Franklin Capistrano, porque a Campanha da Fraternidade sempre mobiliza a sociedade, e a Casa do Povo não poderia deixar de participar”, justificou o propositor.

Também foram convidados para compor a mesa da Audiência Pública, o coordenador do Caminho dos Santos Mártires, Sidinésio Moura, responsável pela pastoral do turismo, e o representante da Federação para a Paz Universal (UPF), Edivam Ribeiro. Para Sidinésio, os mártires são exemplos do ensino pelo amor, pois suportaram os martírios em nome da fé sem revidar a violência. E Edivam lembrou da importância do diálogo para educar e reeducar para a cultura da paz.

Esta é a terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco, e adaptada pela CNBB para promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

Padre Robério e Sidinésio Moura lembraram também que o Rio Grande do Norte é berço da Campanha da Fraternidade, pois o modelo nacional lançado pela CNBB em 1964 foi inspirado em uma iniciativa que teve à frente Dom Eugênio Sales, no município potiguar de Nísia Floresta, em 1962.

Texto: Ilana Albuquerque

Fotos: Verônica Macedo