04/04/2022 Comissão aprova fornecimento de cesta básica para pessoas com deficiência

Nesta segunda-feira (04), a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou mais uma reunião para apreciar projetos de lei, além de debater assuntos referentes aos serviços de saúde ofertados na capital potiguar. O encontro contou com a participação dos vereadores Preto Aquino (PSD), Camila Araújo (União Brasil), Luciano Nascimento (PTB), Peixoto (PTB) e Herberth Sena (PL).

Destaque para a aprovação de uma matéria encaminhada pelo vereador Tércio Tinoco (União Brasil) que autoriza o Executivo a fornecer cesta básica para pessoas com deficiência que comprovem renda mensal familiar inferior a um quarto do salário mínimo e tenham moradia em Natal. Segundo o texto, o fornecimento de cestas básicas deve ser feito mensalmente. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Preto Aquino, foi o relator da proposição e deu parecer favorável. "Trata-se de uma iniciativa de elevada importância social e econômica. Em tempo, as medidas que visavam o controle da pandemia comprometeram a economia, especialmente eventos, bares, lanchonetes e buffets. Portanto, faz-se necessário ajudar a minimizar os efeitos da luta contra a pandemia, principalmente os setores mais afetados".

Em seguida, Preto Aquino informou que a próxima atividade externa do colegiado será na Secretaria Municipal de Saúde para cobrar do secretário George Antunes um posicionamento sobre a situação do Hospital Municipal de Natal. "O hospital vai fechar? Queremos uma resposta oficial para esta pergunta. Precisamos saber também o destino da Maternidade Araken Pinto. Será fechada ou transferida para outro local? Do mesmo modo, buscaremos explicações acerca do Hospital Pediátrico Nivaldo Júnior, na Rua Jaguarari: vai fechar ou será transferido? Enfim, são muitas perguntas necessitando de respostas".

Os parlamentares ainda aprovaram o relatório da visita às instalações do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-I) em Cidade da Esperança (zona Oeste). O vereador Herberth Sena falou sobre o assunto. "Encontramos na instituição um cenário com falta de profissionais e insumos para a realização dos atendimentos. Dito isso, encaminharemos este relatório para a Secretaria Municipal de Saúde a fim de trabalhar em parceria com o Departamento de Saúde Mental para atender as demandas", concluiu.

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde CMN 04.04.2022