31/01/2022 Comissão constata impacto da pandemia no atendimento da Maternidade Leide Morais

Nesta segunda-feira (31), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal deu sequência às visitas fiscalizatórias realizadas nas unidades de saúde, hospitais e maternidades do município de Natal. Desta vez, o colegiado esteve presente na Maternidade Leide Morais, zona Norte da capital. O presidente da comissão, vereador Preto Aquino (PSD), acompanhado da vereadora Camila Araújo (PSD), inspecionou as instalações físicas e se reuniu com a equipe gestora para conhecer a realidade da instituição.

Durante a visita, foram relacionadas dificuldades com a demora nos atendimentos, ocasionadas pela contaminação dos profissionais com a Covid-19; cerca de 50 servidores entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, estão afastados das atividades por causa do novo coronavírus ou síndromes gripais.

"Trata-se de um problema que aflige toda sociedade, ou seja, não é exclusividade nossa. Felizmente, os casos da atual onda de contágios são, em sua maioria, mais leves, o que possibilita um retorno gradual dos profissionais afastados. Estamos sempre solicitando o apoio da cooperativa que, na medida do possível, realiza as devidas substituições. Então, é uma situação que precisa ser enfrentada com paciência e contamos com a compreensão da população, pois estamos todos no mesmo barco", ponderou Gisele Borboda, diretora técnica da maternidade.

O presidente da Comissão avaliou a situação da unidade. "Até procedimentos como o parto humanizado tem sido afetado pela ausência de profissionais. O serviço só não parou por causa dos imensos esforços da equipe que se desdobra para atender com qualidade todos os pacientes. Dito isso, pedimos aos membros da gestão da maternidade que nos mantenha informados sobre as dificuldades para buscarmos soluções imediatas junto ao poder público. Reconhecemos o tamanho do desafio que a Saúde enfrenta, são dois anos de luta com essa pandemia e o problema continua grave".

Por sua vez, a vereadora Camila Araújo (PSD) disse que o colegiado vai elaborar um relatório para pontuar cada situação adversa encontrada durante a inspeção. "A maternidade, de fato, atravessa um momento delicado por consequência da pandemia da Covid-19 e da epidemia causada pelas síndromes gripais, que estão tirando do combate vários servidores, gerando desfalques severos nas escalas dos plantões. Então, vamos cobrar da Prefeitura a contratação de profissionais de sobreaviso que venham para preencher as lacunas deixadas pelos servidores que adoecem, a fim de manter o atendimento para a população", concluiu.

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde CMN - Visita de Fiscalização na Maternidade Leide Morais 31.01.2022