16/12/2021 Frente Parlamentar em Defesa dos Refugiados inicia atividades na Câmara de Natal

No contexto do Dia Internacional dos Migrantes, comemorado no próximo sábado, 18 de dezembro, foi realizada na Câmara Municipal de Natal, nesta quinta-feira (16), a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa de Refugiados, Apátridas e Migrantes dando início a uma série de atividades pensadas para este público que vem crescendo na cidade e no estado.

"Essa Frente tem o objetivo de garantir que haja debate sobre políticas públicas para refugiados, apátridas e migrantes. É importante afirmar que qualquer povo carece e necessita de direitos humanos, de política de acolhimento e não de retirada e expulsão dessas pessoas que saem da sua terra em busca de sobrevivência. Teremos um calendário permanente já com audiência pública prevista para fevereiro", disse a presidente da Frente, vereadora Divaneide Basílio (PT).

Integram a Frente representações do Município e do Estado, bem como entidades que atuam com a causa. Uma destas é o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN). De acordo com o presidente do comitê, Thales Dantas, essas pessoas enfrentam grandes dificuldades de inclusão, especialmente em razão da língua e dos seus costumes. "Nosso desafio é incluir e pensar a especificidade de cada um deles. As ações com o Governo, a Prefeitura e agora a com esta Frente são para pensar em como incluir", destacou.

"Temos grande dificuldade com documentação porque, muitas vezes, os imigrantes sofrem para saber o que é necessário para se regularizar. Além disso, sem documentação, não tem direito à moradia, sofre até exploração no trabalho e por ser imigrante não consegue reclamar direitos", relatou Mohmad Tawfik, da comunidade muçulmana, que também é imigrante.

A secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Íris Oliveira, enfatizou sobre a importância das políticas públicas do estado e do município no sentido de garantir os direitos desse público. "É importante a execução de serviços socioassistenciais que são realizados pelo Município e esforço do Estado no sentido de possibilitar, por exemplo, a moradia, a vacinação, ações para regularizar documentação e retirar essas pessoas da invisibilidade e da vulnerabilidade social", pontuou a secretária.

Nos apontamentos da representante da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos do estado, Janaína Lima, também deve haver atenção especial para o público LGBTQIA+ também presente entre os refugiados e imigrantes, que têm uma dificuldade ainda maior na aquisição de documentos por causa da inclusão do nome social. "Aqui em Natal temos casos de transexuais refugiadas. Então, o debate também é pensando nessa população com recorte do gênero e sexualidade. Dentro da política estadual estamos lançando cartilha específica em 2022 com esse tema", disse ela.

Fotos: Francisco de Assis

1º Reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Refugiados, Apátridas e Migrantes 16/12/2021