16/12/2021 Câmara de Natal realiza sessão solene para celebrar Dia do Engenheiro

A data é 11 de dezembro, mas foi nesta quarta (15), encerrando o calendário de sessões solenes do ano, que a Câmara Municipal de Natal homenageou 23 profissionais, para celebrar o Dia do Engenheiro. A propositura da homenagem foi do vereador Hermes Câmara (PTB).

Foram homenageados profissionais que atuam nas diversas áreas da engenharia. “A engenharia está presente nos mais variados setores, movendo a economia e atuando no crescimento e ordenamento das cidades, seja na aeronáutica, na agrimensura, na agronomia, no meio ambiente, na construção civil, na computação, no controle e automação, na elétrica, na mecânica, na mineração, nos processos de produção, na química, nas telecomunicações, no trânsito, no saneamento básico e em muitas outras demandas da sociedade. Essa responsabilidade requer profissionais dinâmicos, competentes e criativos. Essa solenidade visa justamente reconhecer e prestar essa homenagem a alguns desses profissionais”, justificou o propositor.

“É com alegria e orgulho que recebemos essa homenagem da Câmara Municipal. Ressalto que nós engenheiros e os parlamentares trabalhamos em sintonia para o desenvolvimento da cidade, porque muitas das leis aprovadas nesta Casa impactam diretamente na nossa profissão, a exemplo do Plano Diretor de Natal, que os vereadores começarão a votar nos próximos dias”, comentou Ana Adalgisa Dias Paulino, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/RN), entidade que congrega 15 mil profissionais.

Enquanto o Conselho fiscaliza o exercício ilegal da profissão, o Sindicato dos Engenheiros do RN, com quase três mil filiados e com 36 anos de funcionamento, atua na defesa dos direitos trabalhistas da categoria. O presidente do Sindicato, João Luciano Dantas de Faria, estava entre os homenageados. “De braços dados com o Crea, estou muito feliz em estar aqui hoje, recebendo essa homenagem e representando todos os engenheiros do RN”, afirmou o engenheiro, que acumula a experiência de 49 anos de exercício da profissão.

Também entre os homenageados estava o presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais do RN, Gilbrando Medeiros Trajano Júnior. A entidade reúne 500 engenheiros e estudantes da engenharia ambiental, profissionais que atuam e atuarão com ênfase no saneamento, envolvendo abastecimento de água, drenagem, esgotamento sanitário e tratamento e destinação de resíduos sólidos.

Durante a solenidade em homenagem ao Dia do Engenheiro, o secretário estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, que representou a governadora Fátima Bezerra, ressaltou que o desenvolvimento do país passa pelo exercício da engenharia. “Recebam também minha homenagem, senhores engenheiros e senhoras engenheiras. E meus parabéns ao vereador Hermes e a esta Casa, por fazer esse reconhecimento”, disse.

O prefeito Álvaro Dias foi representado pelo o secretário adjunto de operações da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Rafael Gurgel.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo