18/11/2021 Câmara de Natal presta homenagem aos 36 anos da Associação Patriota de Karatê

Nesta quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Natal homenageou em sessão solene a Associação Patriota de Karatê, instituição com 36 anos de serviços prestados na promoção do esporte junto a crianças e adolescentes carentes da cidade. A propositura foi do vereador Hermes Câmara (PTB), que destacou a importância do reconhecimento de uma das mais antigas iniciativas de ensino do karatê em Natal. Na ocasião, fundadores, atletas e professores da Associação foram homenageados.

“Desempenho uma luta em prol do esporte. Venho dessa área e sei de todas as dificuldades enfrentadas, como também da satisfação das conquistas. Estar aqui hoje, realizando essa sessão solene em comemoração aos 36 anos da Associação Patriota de Karatê, tem um significado muito importante para mim. Conheço a realidade dos fundadores, atletas, ex-atletas, amigos, pessoas ligadas a essa importante instituição, que tanto fortalece esse esporte em Natal”, justificou o propositor.

Criada pelos irmãos Júlio e Marcos Patriota, a academia iniciou suas atividades em 1980 e foi pioneira no ensino do Karatê em Natal. Ao longo dos anos, ganhou diversos títulos nacionais e internacionais, e diversos dos atletas dela se tornaram campeões em competições.

“Através do esporte, tive acesso a uma educação de qualidade. Por isso dediquei minha vida ao Karatê. Com a Associação, eu e meu irmão incentivamos crianças, que assim como nós vêm de famílias humildes, a vencer na vida, através do esporte e da educação”, contou o presidente da instituição Marcos Aurélio Patriota, que prevê para o próximo ano a retomada das atividades que foram paralisadas em 2020, por causa da pandemia da Covid-19.

Além de familiares, amigos, atletas, ex-atletas e convidados dos irmãos Marcos e Júlio Patriota, também prestigiaram a solenidade o secretário adjunto de Educação do Município, Aldo Fernandes, e o subsecretário de Esportes do RN, Canindé de França.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo