04/10/2021 Outubro Rosa: Câmara e Grupo Reviver iniciam mutirão de mamografias

A Câmara Municipal de Natal iniciou nesta segunda-feira (4) um mutirão de exames de mamografias em parceria com o Grupo Reviver voltado para as servidoras da Casa e para o público externo. A ação integra as atividades da campanha Outubro Rosa, promovidas pelo Legislativo Natalense.

A acolhida do público alvo é feita pela bancada feminina. Neste primeiro dia, a vereadora Divaneide Basílio (PT), presidente da Frente Parlamentar da Mulher no parlamento municipal, preparou uma programação com música e orientações sobre o câncer de mama. "Começamos com um pocket show da cantora Luanda Damasceno para proporcionar um clima agradável, inclusive com declamação de poesia. Antes, fizemos a live 'Café com Diva' apresentando as estratégias da ação do Grupo Reviver. Além disso, tivemos momento de alongamento do corpo e da mente", explicou a vereadora.

Até a próxima sexta-feira (8), todos os dias, a partir das 7h, serão distribuídas 70 fichas divididas entre o público externo e as servidoras da Casa para a realização gratuita do exame, que é feito na unidade móvel do Grupo Reviver, estacionada na Rua Jundiaí, em frente o prédio da Câmara. "É preciso que traga o cartão SUS de Natal, comprovante de residência, e identidade. O exame é para aquelas que fizeram a mamografia há mais de um ano", explicou a coordenadora de atendimento do Grupo Reviver, Jandira Ferreira.

Com a receptividade e facilidade em realizar o exame, as mulheres se mostraram entusiasmadas com a iniciativa. "Todo ano eu faço para previnir algum problema na mama. A gente já fica feliz em poder fazer o exame, mas só em chegar aqui e ser bem recebida, fica ainda mais alegre porque o ambiente é muito agradável. Então, quem puder, venha fazer o exame", declarou a aposentada Valdecy Dantas, beneficiada pela ação.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis