28/09/2021 Câmara participa de assinatura da obra da engorda da praia de Ponta Negra

Os vereadores de Natal participaram nesta segunda-feira (27), da solenidade de assinatura do termo de empenho para garantir investimentos para a obra da praia de Ponta Negra, na zona Sul da capital. Os investimentos chegam a R$ 80 milhões.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT), ressaltou a importância da obra, que vai transformar o maior cartão postal da cidade. "Hoje é um dos maiores marcos da história da nossa cidade. Nós temos um orla que ao longo do tempo foi se deteriorando, ficando feia, justamente por não ter espaço, e agora com a engorda nós teremos espaço e poderá ser feito um planejamento para tornar Ponta Negra, que já é um cartão-postal do país, em uma das orlas mais bonitas do Brasil e do mundo", disse Paulinho Freire.

"A engorda de Ponta Negra aumentando a faixa de areia em 50 metros da maré cheia e 100 metros da maré seca, vai dar outra fisionomia à Praia de Ponta Negra, e claro, dinamizando, embelezando essa praia que é uma das mais bonitas do Brasil", pontou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou os prazos para o início das obras na praia. "Os recursos liberados somam quase 80 milhões de reais, foram 5 milhões anteriormente e agora mais recursos, o que vai permitir que a Prefeitura de Natal possa abrir o processo licitatório e nós tenhamos a partir de novembro, se não houver nenhum problema jurídico, a homologação dessa ação e o início dessas obras que vão garantir a mudança da paisagem da praia de Ponta Negra", ressaltou o ministro.

O vereador Kleber Fernandes (PSDB) evidenciou os benefícios que a obra vai proporcionar ao turismo natalense. “Com a liberação dos recursos anunciados, vamos garantir o impulsionamento do turismo na nossa cidade por meio da engorda da praia de Ponta Negra, que passará a ser um novo centro de geração de oportunidades. Sem dúvidas, esse é um passo fundamental no desenvolvimento de Natal”.

A Obra
Os serviços vão garantir a construção de muros de contenção, rampas, escadas e a ampliação por quatro quilômetros da faixa de areia, que vai variar entre 30 e 100 metros, de acordo com o nível da maré.

Texto: Kehrle Júnior
Foto: Ilo José