24/09/2021 Em audiência, Câmara de Natal debate a campanha Setembro Dourado

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal realizou, nesta sexta-feira (24), uma audiência pública para discutir a temática do diagnóstico precoce do câncer infantil através da campanha Setembro Dourado. A proposição foi do vereador Pedro Gorki (PCdoB). O debate tem como foco promover o acompanhamento das ações da campanha. Participaram da audiência representantes de instituições empenhadas no enfrentamento do câncer infantojuvenil, além de líderes de movimentos sociais, profissionais da saúde e sociedade civil.

"Durante o encontro, já iniciamos o planejamento para o Setembro Dourado do próximo ano, entendendo que deve ser um processo permanente que esteja presente ao longo do ano todo, a fim de conscientizar a população para a questão. Como encaminhamento, ficamos de articular com a TV Câmara Natal um espaço em sua grade de programação, com informativos sobre o câncer infantil e outras doenças que podem ser diagnosticadas de forma precoce , além de uma conversa entre as secretarias estadual e municipal de Educação para trabalharmos o assunto com a comunidade escolar", pontuou o vereador Pedro Gorki.

O presidente da Liga Contra o Câncer, Ivo Barreto de Medeiros, confirmou a construção de um hospital específico para o tratamento do câncer infantil, que será iniciada ainda em 2021. "A nova unidade será instalada como anexo da Policlínica, no Alecrim. Caso as doações sejam promissoras, teremos condições de entregar este equipamento para a sociedade potiguar dentro de um prazo entre 18 e 24 meses".

Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva, falou sobre a importância da iniciativa do Legislativo natalense. "O Setembro Dourado enfatiza por 30 dias uma problemática que atinge milhares de famílias. Para termos uma ideia, no Brasil morrem duas vezes mais crianças de câncer do que nos Estados Unidos. Portanto, precisamos desenvolver estratégias mais efetivas e continuadas para que a população infantojuvenil tenha acesso a tratamento com menos sofrimento e maior chance de cura. É importante que pais e professores que convivem com crianças fiquem atentos aos sintomas do câncer", concluiu.

Fotos: Verônica Macedo

Frente parlamentar em defesa da criança e adolescente 24/09/21