18/05/2020 Coronavírus: Comissão debate sobre reajuste para abrigos de idosos em Natal

A situação financeira dos abrigos de idosos de Natal, que são caracterizados como instituições de longa permanência, foi o tema central da reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal nesta segunda-feira (18). A temática vem à tona devido ao aumento dos gastos com as pessoas idosas em período de pandemia do novo coronavírus.

Na ocasião, representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social participaram, virtualmente, do debate e explicaram as políticas públicas destinadas a esta população. O grupo também escutou sobre as necessidades mais urgentes relatadas por André Arruda, presidente do Conselho Municipal do Idoso. A titular da Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas), Andréia Dias, adiantou que já foi realizada uma proposta de reajuste de 20% referente à quantia atual paga pelo município às instituições, que gira em torno de R$ 650,00 por idoso. “Nós parlamentares solicitamos ao Conselho Municipal o impacto financeiro desta oferta. Quantos por cento esse valor vai trazer de benefício tanto de forma individual, quanto coletiva. Com essa planilha financeira em mãos, vamos dar encaminhamento e ver com a Secretaria de Administração as possibilidades de pagamentos”, esclareceu a vereadora Carla Dickson (PROS), vice-presidente da Comissão.

Comissão Especial Covid-19

A secretária da Semtas também participou, remotamente, da Comissão Especial de Fiscalização dos Atos do Poder Executivo de Enfrentamento à Pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19). Andréia Dias trouxe explicações sobre distribuição de cestas básicas e atividades da pasta no combate à pandemia de Coronavírus para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“A gente quer que acabe o mais rápido possível para vencermos essa batalha. Mas tranquilizamos a população informando que nossas ações estarão nas ruas enquanto houver pandemia. As pessoas serão contempladas, seja com a entrega de cestas básicas, distribuição de máscaras, e pessoas em situação de rua também. Estamos ampliando novos abrigos, de acordo com a demanda, e trabalhando para que todos estejam amparados durante a pandemia do coronavírus”, disse.

Durante a reunião, os vereadores membros da Comissão Especial decidiram convidar a secretária de Educação de Natal, Cristina Diniz, para tratar sobre a distribuição das cestas básicas entregues aos alunos da rede pública de ensino como forma emergencial durante o afastamento escolar causado pela Covid-19. Até o dia 13 de maio, a Secretaria já tinha distribuído mais de 45 mil cestas, dentro do total de quase 58 mil alunos matriculados.