05/12/2019 Câmara concede cidadania natalense à professora Matilde Fernandes

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta quarta-feira (04), por proposição da vereadora Nina Souza (PDT), uma sessão solene para entrega do Título de Cidadã Natalense à professora Matilde Carlos Fernandes pelos seus relevantes serviços prestados à capital potiguar. A solenidade foi presidida pela vereadora Eleika Bezerra (PSL) e contou com a participação de autoridades, familiares e amigos da homenageada.

Natural de Martins, município potiguar conhecido como a Princesa Serrana do Rio Grande do Norte, Matilde Carlos Fernandes graduou-se em Letras pela Universidade Regional do Rio Grande do Norte, em Mossoró, no ano de 1983, e teve uma forte vivência em sala de aula como professora da rede estadual entre os anos de 1968 e 2005.

"Matilde sempre foi uma militante da Educação, termo que costumo usar até para mim mesma como referência àqueles que defendem a Educação. Há exatos 10 anos, já aposentada das funções de docente, Matilde chegou a este parlamento como assessora do gabinete da vereadora Júlia Arruda, onde permaneceu até 2012. No ano seguinte, passou a integrar a equipe de assessoras da Comissão de Educação, à época presidida por mim, função em que permaneceu até o ano passado (2018). Neste período na Comissão, participou ativamente de diversas atividades, dentre elas, destaco a elaboração do Plano Municipal de Educação de Natal e do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas", afirmou a vereadora Eleika Bezerra.

"Agradeço à vereadora Nina Souza, propositora deste Título de Cidadania Natalense, por me dar a oportunidade de presidir esta sessão solene. E quero também, Matilde, dizer a você que a nossa cidade e esta Casa, aqui representada por mim, são muito gratas pelas inestimáveis contribuições oferecidas por você", acrescentou.

De acordo com Nina Souza, Matilde é hoje uma das grandes referências do RN em educação. "São mais de 40 anos dedicados à atividade. A maioria dos municípios potiguares deve a ela, seja nos planos de cargos e salários, seja nas semanas pedagógicas ou nas discussões de planejamento. E como assessora parlamentar da vereadora Eleika Bezerra, ela também contribuiu muito para a Comissão de Educação da Câmara. Portanto, reconhecer esse valor de Matilde é de grande importância. Ela é símbolo da educação de Natal e do RN".

Carlos Bruno Fernandes, filho da homenageada, falou em nome da família. "Hoje é um dia histórico para quem a ama e admira. Ela é um exemplo de profissionalismo, competência, dignidade, determinação e honestidade. Alguém que aplica amor em tudo que faz. Como filho, estou muito orgulhoso por mais uma vitória na trajetória da minha mãe", comemorou.

"Estou muito feliz e gratificada por essa linda homenagem da Câmara Municipal de Natal. Há 34 anos moro nesta cidade e já me sentia parte dela. Mas agora posso dizer que oficialmente sou natalense", destacou a professora Matilde Fernandes, que completou: "Quero agradecer a todos pelo carinho e consideração pelo meu trabalho. Muito obrigada!".

Fotos: Verônica Macedo

Título a Profª Matilde Carlos Fernandes