20/11/2019 Vereadores comemoram decreto para implantação das Centrais de Libras em Natal

Vereadores de Natal compareceram nesta quarta-feira (20) à cerimônia de assinatura do decreto de instalação das Centrais de Interpretação de Libras, feita pelo prefeito Álvaro Dias. O equipamento é aguardado há seis anos e representa um grande passo na inclusão da população surda da capital.

O serviço disponibiliza gratuitamente traslado e intérprete da língua brasileira de sinais para intermediar a comunicação entre usuários não ouvintes com atendentes dos mais diversos serviços públicos da administração municipal, a partir de agendamento. Em agosto passado a Comissão dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida realizou audiência pública na Câmara para debater o assunto, quando foi garantido que o decreto estava prestes a ser assinado. "Nós acompanhamos a luta das entidades para que esta central entrasse em funcionamento e sabemos o quanto vai possibilitar a acessibilidade e os direitos da pessoa surda", destacou a vereadora Júlia Arruda (PDT), presidente da Comissão.

Os vereadores Kleber Fernandes (PDT), Nina Souza (PDT) e Robson Carvalho também participaram da cerimônia. "Agora, podemos crer que as pessoas com deficiência auditiva poderão ser devidamente assistidas na cidade", destacou Robson, que integra a comissão. Para a vereadora Nina Souza esse é um passo para a inclusão da pessoa surda. "Vai dar condições mas temos que ir além disso e criar um sistema de capacitação para que tenhamos de fato uma sociedade inclusiva para os surdos", destacou a parlamentar.

O prefeito Álvaro Dias disse que a previsão é de que, em oito dias, o serviço deverá iniciar. "Para darmos apoio às pessoas que não têm condições de falar e ouvir, proporcionando intérpretes quando precisarem ser atendidos. Com esse serviço poderão entender e ter acesso à comunicação como todas as pessoas precisam e necessitam ter", disse o prefeito.

As Centrais de Libras são estruturas públicas desenvolvidas dentro do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência para dar suporte aos surdos no acesso a serviços básicos como saúde, educação e transporte.

Natal tem duas Centrais a serem implementadas, sendo uma na zona Norte e outra na zona Leste, mas que atenderão usuários de todas as áreas da cidade. O presidente da Associação de Surdos de Natal (Asnat), Rodrigo Alexandre, relembrou que a demanda pela Central é antiga. "Depois de muita luta e discussão de como seria criada esta central, vamos ter alavancada essa comunicação em vários lugares por isso a importância dessa central, já que a primeira coisa que precisamos é nos comunicar", enfatizou.

Fotos: Marcelo Barroso

Assinatura Central de Libras - 20-11-2019