• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

10/10/2019 Paulinho Freire preside assembleia e inaugura nova sede da Fecam/RN

Em Assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (10), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire (PSDB), comandou a assembleia de inauguração da nova sede da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN). Atualmente, o parlamentar também é presidente da Fecam/RN, com gestão iniciada em janeiro de 2019, tendo como foco o fortalecimento do municipalismo potiguar. 

A nova sede, localizada no bairro de Lagoa Nova, oferece uma estrutura mais moderna, ampla, melhor acesso e condições de atender às demandas dos presidentes e vereadores das Câmaras Municipais do Estado.  Na ocasião, o presidente Paulinho Freire apresentou dados sobre sua gestão e mostrou aos demais presidentes qual a atual situação financeira da Fecam/RN, com equilíbrio e transparência.

“Equilibramos as contas, não devemos mais a ninguém e fazemos planejamento para ações e projetos que contemplem as Câmaras filiadas. Por isso, gostaríamos de anunciar que os membros da Federação aprovaram a criação do fundo de apoio jurídico aos ex-presidentes, com objetivo de amparar esses vereadores que encerram o mandato mas que continuam respondendo questões jurídicas por anos e, na maioria dos casos, não estão mais nem na gestão”, explicou.

Entre os feitos e avanços conquistados nos últimos anos pela Fecam/RN, os participantes destacaram a parceira com o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN), que tem levado às cidades do RN à confecção de carteiras de identidade nas câmaras municipais. Além disso, existe a parceria entre a Fecam/ RN e a Escola da Assembleia para o fortalecimento das Escolas do Legislativo, que atualmente contam com 25 unidades.

Além de presidentes das Câmaras, o evento também contou a presença da governadora do Estado, Fátima Bezerra. A chefe do Executivo estadual destacou o fortalecimento da municipalização e a importância de uma Fecam unida e ampla. “Vemos aqui o compromisso de Paulinho enquanto presidente com toda diretoria para dotar a Fecam de instalações adequadas para que vocês possam desenvolver um bom trabalho em nome do RN”, pontuou. A governadora também se colocou à disposição em ampliar a parceria com a Federação e discorreu sobre a importância de um estado unido pela luta de melhorias para o povo norte-rio-grandense. 

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, destacou o desempenho de Paulinho Freire à frente da instituição. “Mesmo nos momentos difíceis de crise que vivemos, a presidência tem tido a capacidade de administrar hoje muito bem a sua estrutura. Eu costumo dizer que o poder legislativo é o mais próximo do povo e os vereadores muitas vezes, mesmo diante das adversidades, são que resolvem verdadeiramente os problemas do cidadão comum, porque estão lá, na ponta. O poder Legislativo precisa saber sua importância e se fortalecer e por isso temos parceria do legislativo estadual e municipal, para trocar conhecimentos”, explicou. 

Também estiveram presentes na inauguração o diretor geral do Itep-RN, Marcos Brandão, o presidente da Escola da Assembleia, João Maria de Lima, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Edivan Martins, o vereador da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa, além de 80 vereadores municipais.  

Hoje, a Fecam/RN representa 161 Câmaras Municipais potiguares e possui uma equipe de profissionais qualificada para trabalhar inúmeros projetos que procuram integrar todas essas casas legislativas como comunidade estadual, defendendo seus interesses e com o objetivo de valorizar e fortalecer o municipalismo. A missão da Fecam/RN é assessorar os Vereadores, quando a entidade for solicitada, de modo que haja uma integração entre ambos, no objetivo comum de bem servir às comunidades do Rio Grande do Norte.

Texto: Salvina Miranda