24/09/2019 Comenda Deífilo Gurgel homenageia representantes da cultura local

“A comenda Deífilo Gurgel é uma das mais importantes deste estado pela pessoa dele, pelo folclorista que ele foi e o legado que ele deixou de livros escritos e todo o acervo que ele deixou nesse estado. Começou muito cedo, percorreu todo o Rio Grande do Norte desenvolvendo essa área cultural com o folclore bem presente na vida. Então essa comenda é de grande importância e faz muita justiça”, afirmou Ormuz Simonetti, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), durante a Sessão Solene de Entrega da Comenda Deífilo Gurgel, que aconteceu na noite desta segunda-feira (23), na Câmara Municipal do Natal.

De propositura da vereadora Júlia Arruda (PDT), a solenidade homenageou dez personalidades de destaque no campo da arte, cultura e do folclore potiguar. Entre os homenageados, o mestre Pedro Correia dos Congos de Calçola de Ponta Negra, que agradeceu pelo reconhecimento oferecido pela Câmara Municipal do Natal.

“Para mim é uma honra muito grande receber esse homenagem, porque conheci Deífilo Gurgel quando eu era menino ainda. Deífilo foi um amigo, uma pessoa dedicada à cultura popular e depois dele essa lacuna não foi posta ainda. E Deífilo Gurgel o dicionário dele não tinha a palavra ‘não’, era vamos fazer, vamos conseguir, vamos lutar. Então essa homenagem para mim é das melhores e Deífilo Gurgel foi uma pessoa espetacular”, acrescentou.

Diretora cênica, Diana Fontes foi uma das homenageadas e falou da amizade com Deífilo. “Deífilo foi um grande amigo, um grande parceiro. Quando eu começei a querer fazer pastoril nas pontas, ele começava a enlouquecer, mas eu queria colocar a tradição popular dentro da escola Corpo Vivo, porque eram menininhas que não tinham acesso a isso. A gente fez toda essa parte do pastoril do boi e elas eram bailarinas clássicas, então Deífilo foi esse grande parceiro. Eu só tenho a agradecer e fico muito feliz pela noite de hoje”, disse Diana Fontes.

“São esses gestos carinhosos concedidos pela vereadora Júlia Arruda que fomentam a cultura da nossa cidade. A gente sabe que não é fácil, mas existem esses grupos que lutam pela valorização cultural das nossas tradições. Eu quero aqui parabenizar aqui a vereadora por manter viva essa chama e esse resgate da imagem de Deífilo Gurgel”, destacou no seu discurso o deputado estadual Ubaldo Fernandes, que foi autor da Comenda Deífilo Gurgel, quando foi vereador da cidade de Natal.

Os vereadores Ana Paula (PL), Divaneide Basílio (PT) e Felipe Alves (MDB) destacaram a importância da solenidade promovida pelo legislativo municipal para homenagear as pessoas que fazem cultura no nosso município. “Homenagear a cultura popular é poder resgatar a nossa cultura, fazendo com que a Câmara Municipal reconheça o trabalho dessas pessoas que trabalham e lutam pela cultura popular”, pontuou Ana Paula.

“Já tradicional aqui na Câmara para reconhecer as pessoas que se destacam aqui na cultura. É uma oportunidade da Câmara reconhecer essas pessoas, já que cultura é diversão, é entretenimento, é o que faz a identidade de uma população”, disse Felipe Alves.

“Quem faz cultura em essência são pessoas de resistência, de luta, que acreditam na arte como caminho para mudar a cidade e a cultura popular tem essa interação direta e hoje é uma noite especial e reconhecimento”, destacou Divaneide Basílio.

“É uma satisfação pelo primeiro ano eu estar à frente dessa Sessão Solene, que através do decreto legislativo do então vereador Ubaldo Fernandes foi possível homenagear pessoas e instituições que militam na área da cultura, que vivem e resgatam o folclore da nossa cidade. Então esse ano o deputado passou o bastão para que a gente possa conduzir essa Sessão Solene e eu estou aqui me sentindo muito honrada em estar aqui representando e levando o nome Deífilo Gurgel, que sem dúvida alguma é um grande ícone pra todos nós no resgate e na valorização da cultura popular”, pontuou a vereadora Júlia Arruda.

Texto: Kehrle Junior
Fotos: Verônica Macedo