18/09/2019 Solenidade na Câmara de Natal celebra 25 anos da Federação de Judô do RN

Por iniciativa do vereador Kleber Fernandes (PDT), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene, nesta terça-feira (17/09), para celebrar os 25 anos da Federação de Judô do Rio Grande do Norte - FJERN. Durante a cerimônia, que contou com a presença de atletas, professores, dirigentes e apoiadores, 41 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade no estado foram agraciadas com diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

"Esta noite é emblemática para mim. Porque na condição de vereador tenho a grata satisfação de registrar esta merecida homenagem pelos 25 anos da nossa Federação. São duas décadas e meia em que a dedicação de abnegados – muitos dos quais estão aqui presentes – tem mantido acesa a chama deste esporte encantador no nosso potiguar. Aproveito para lembrar que neste ano o judô completa 137 anos de uma  história que nos orgulha", comemorou Kleber Fernandes.

"Sou muito grato ao Judô. É nele, na sua prática, que tenho meus mais profundos e produtivos momentos comigo mesmo, nos quais reflito sobre toda a minha vida, valores e objetivos. E a FJERN é o templo desta arte no Rio Grande do Norte, é quem o mantém vivo e pulsante", completou o parlamentar, que também é judoca.

O presidente da Federação de Judô do RN, Tibério Marimbondo, agradeceu em nome dos homenageados o reconhecimento do Legislativo natalense. "Hoje é dia de festejar a história desse período no qual a nossa instituição tem colaborado para o crescimento do esporte no estado. Temos quase 20 mil pessoas registradas em nossos arquivos e representantes em diversos segmentos sociais. Portanto, a atitude desta Casa é oportuna e muito bem-vinda".

Na sequência, Edmar Dantas, ex-presidente e fundador da FJERN, contou que seu envolvimento com a modalidade aconteceu através dos filhos. "Eles praticavam Judô desde pequenos, o que acabou me motivando a participar da criação da entidade. Nos 11 anos que passei à frente da Federação fizemos imensos esforços para levar competições ao interior e incentivar a prática do esporte nas escolas. Enfim, é gratificante testemunhar que depois desses anos todos o trabalho gerou bons frutos", recordou.

Ivanúsia Câmara, ex-atleta e professora de Judô, falou que a modalidade é uma relevante ferramenta social, cultural e educacional, visando a inclusão das pessoas. "A disciplina é um dos aspectos mais importantes para as crianças, pois o esporte tem muitas regras. Com a prática regular do judô, os pequenos desenvolvem valores e uma visão diferente sobre o mundo. Mesmo sendo um esporte individual, destaca o trabalho coletivo e a amizade. Em tempo: é a modalidade que mais deu medalhas olímpicas para o Brasil, ou seja, uma história de sucesso em todos os sentidos".

Fotos: Verônica Macedo