18/09/2019 Câmara de Natal é parceira do Dia Mundial da Limpeza

A Câmara Municipal de Natal é parceira do Dia Mundial da Limpeza, iniciativa do Instituto Cidade Limpa, com o apoio Prefeitura do Natal, que será realizada no próximo dia 21 de setembro na capital potiguar.  A segunda edição local do Dia Mundial da Limpeza deverá reunir cerca de seis mil voluntários integrantes de ONG’s e associações, além de estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, entre outros segmentos da sociedade civil. Este ano, durante o evento será lançado o projeto que objetiva tornar Natal a capital mais limpa do Brasil.

Para a edição 2019, a expectativa é que os voluntários recolham cerca de 16 toneladas de resíduos, superando a marca de 2018, quando foi coletado mais de 13 toneladas de resíduos, fato que destacou Natal nacionalmente. O Dia Mundial da Limpeza acontecerá em Natal a partir das 9h, prosseguindo até às 13h, envolvendo a faixa litorânea que vai da praia de Ponta Negra até a da Redinha. A Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, trechos da Cidade Alta e da Avenida Nilo Peçanha também serão beneficiados pela ação dos voluntários.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PSDB), o descarte irregular de resíduos é um sério problema nas comunidades e afeta praias, rios, ruas e terrenos da capital potiguar. "A iniciativa do Instituto Cidade Limpa é louvável porque ajuda a conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e a mobilizar voluntários para a realização de mutirões de limpeza".

Segundo ele, faz-se necessário motivar os cidadãos a terem comportamentos preventivos nas praias, parques, praças e locais públicos em geral, despejando o lixo produzido nos locais adequados e evitando que esse material polua a natureza e o espaço urbano.

“Os principais alvos dessa ação serão estes locais, mas diante do grande desafio que está por vir, teremos um papel ainda maior, que é educar, conscientizar e engajar os moradores da nossa linda cidade para que ela se torne a mais limpa do Brasil”, explica Ana Karla de Souza, voluntária do Dia Mundial da Limpeza em Natal.

“Essa ação será apenas um início de um grandioso trabalho. Para tornar Natal a capital mais limpa do país, vamos mobilizar todos os habitantes incansavelmente, até que cada um se conscientize da importância que é manter o meio ambiente limpo, tanto para a natureza como para todos os seres vivos”, enfatiza Ana Karla.

"Em tempo: as pessoas precisam apenas de um incentivo para abraçarem grandes causas. Neste ano, estamos com 6 mil voluntários oriundos de diversas ONGs, associações de classe, conselhos comunitários, entre outros. Acredito que, com o apoio de todos, vamos conquistar o nosso objetivo", disse ela. "Aproveito para destacar a importância da participação da Câmara Municipal de Natal neste processo, haja vista que se trata da Casa que vai ampliar o debate junto à população e produzir leis que nos ajudarão a alcançar a meta que traçamos", concluiu.

Além de órgãos do poder público municipal, como as Secretarias de Educação, Turismo, Urbana, Meio Ambiente, STTU, Saúde e Comunicação, a iniciativa ambientalista e o projeto de colocar Natal no topo das cidades com o melhor índice de limpeza urbana do Brasil, contam também com o apoio do SEBRAE, Fecomercio, FIERN e Assembleia Legislativa, além de empresas privadas e instituições como WT Distribuidora e Serviços, Shopping Cidade Jardim, Sinduscon, Uni RN, Recicla Nordeste, 2A Construtora, DNA Center, Transporte Cidade Natal, New Vision Ótica e AMAP.