30/08/2019 Câmara encerra campanha Agosto Lilás com homenagem às mulheres

Criada em alusão à data de sanção da Lei Maria da Penha, a Campanha Agosto Lilás, de 2006, comemora 13 anos e tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os tipos de violência contra a mulher. Para comemorar o encerramento da campanha pelo legislativo municipal, foi realizada na noite desta quinta-feira (29) uma Sessão Solene na Câmara Municipal do Natal. No total foram homenageadas 19 mulheres das diferentes esferas da sociedade, todas elas com trabalho prestado na cidade pela luta feminina. A proposição da solenidade foi da vereadora Carla Dickson (PROS), que é também a autora do Projeto de Lei nº 6756, que institui agosto como o “Mês de Proteção à Mulher" na capital potiguar.

“Nós estamos no Agosto Lilás, mês de combate, de conscientização, não só em relação à violência contra mulher, mas aos direitos. Então, em comum acordo com a Frente Parlamentar Evangélica, nós propomos como bancada feminina essa Sessão Solene e estamos aqui hoje à noite para dar voz, notoriedade a essas grandes mulheres que estão na nossa cidade e precisam ter seu trabalho reconhecido”, acrescentou a vereadora Carla Dickson.

“É sempre bom nessa vida tão atordoada que vivemos hoje, de tempos em tempos, pararmos e pensarmos um pouco sobre as crianças, professores e hoje sobre as mulheres. Nós mulheres temos muitas missões nessa vida, a missão de mãe, dona de casa, profissional, então eu digo que algumas delas são verdadeiras heroínas, então nada mais justo do que se pensar na mulher como nesse momento tão especial”, enfatizou a vereadora Eleika Bezerra.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, a vereadora Júlia Arruda acrescentou: “Nós estamos hoje encerrando toda a programação do Agosto Lilás com uma Sessão Solene, que faz uma justa homenagem a todas as mulheres que contribuem e contribuíram dentro da sua área de atuação de alguma forma ou de outra para trabalhar na perspectiva de romper o ciclo de violência e mudar os destinos de várias mulheres de Natal”, disse Júlia.

Para a vereadora Nina Souza (PDT), que homenageou a sua mãe, o momento é de grande felicidade. “Sempre fico muito feliz, porque eu digo que esse mês de agosto tem um significado muito forte  quando a gente pega um mês para discutir acerca das políticas públicas em defesa das mulheres para que tenhamos a possibilidade de fazermos um chamamento para que as mulheres”, ressaltou Nina.

"Essa campanha vem lembrar a questão do feminicídio que é muito sério na nossa cidade, no nosso município e a gente precisa realmente estar fazendo esse trabalho, trazendo a Câmara Municipal para que a gente possa conscientizar outras mulheres e também os homens, que é um crime a violência contra a mulher e é necessário combatê-lo”, afirmou a vereadora Ana Paula (PL).

“A gente encerra aqui no legislativo as atividades do Agosto Lilás com essa Sessão Solene, que é para relembrar as mulheres que têm lutado pra enfrentar às várias violências, é uma homenagem, um momento de celebração, mas é também um momento de afirmação da nossa luta por políticas públicas diariamente para que as mulheres deixem de ser vítimas e passem a ser protagonistas de uma história diferente”, comentou a vereadora Divaneide Basílio (PT), que é Presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres da Câmara.

As secretárias de políticas públicas para as mulheres do estado e do município de Natal foram homenageadas pela Frente Feminina e estiveram presentes na solenidade. Ambas destacaram a importância do Agosto Lilás. “A casa está linda. Que nós possamos divulgar cada vez mais a cidadania de todas as mulheres que fazem parte do Rio Grande do Norte, mulheres guerreiras, fortes, que contribuem para que todas nós sejamos respeitadas e tenhamos uma vida digna e com paz”, afirmou Andréa Ramalho, secretária municipal da Mulher de Natal.

“É o momento da visibilidade a uma temática que todos os dias se torna necessária de se debater, discutir e principalmente buscar a formulação de políticas públicas, que atendam essas demandas de enfrentamento à violência. Infelizmente nós temos números que preocupam, mas isso deve servir para que o debate seja aprofundado e busquemos uma rede proteção para as mulheres”, falou a secretária estadual Arméli Brennand.

Revista Elas por Ela

Na ocasião a solenidade também marcou o lançamento da segunda edição da revista Elas por Ela, que é idealizada pela fotógrafa Kalina Veloso. Nesta edição, a revista traz como alguns dos temas o empreendedorismo feminino, direitos da mulher e feminicídio. A publicação está inclusa na programação da campanha Agosto Lilás, à convite da bancada feminina da Câmara Municipal do Natal. “A importância do Agosto Lilás são ações para o enfrentamento à violência, tanto que é no mês da sanção da Lei Maria da Penha, então isso faz nos enchermos ainda mais de vontade para que venhamos falar dos direitos das mulheres, incentivá-las, motivá-las e emponderá-las”, destacou Kalina Veloso

Juiz homenageado

A solenidade também homenageou o Juiz Deyvis de Oliveira Marques, coordenador da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que recebeu a homenagem pelos serviços prestados às mulheres do Rio Grande do Norte no apoio ao enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Texto: Kehrle Junior
Fotos: Verônica Macedo